Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19. DGS dá alternativas para os beijos, abraços e apertos de mão

Da mão no peito ao 'Namasté', evite o risco de contágio da Covid-19 sem deixar de comunicar.

Covid-19. DGS dá alternativas para os beijos, abraços e apertos de mão
Notícias ao Minuto

19:14 - 01/11/20 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Se no início da pandemia os cumprimentos começaram a ser realizados através de um toque de cotovelos, com o avançar da propagação do vírus compreendeu-se que todo o tipo de contacto físico deve ser evitado. 

Contudo, há soluções para se manter a educação e se expressar afetos, mesmo em tempos de crise sanitária. Para garantir que não lhe faltam alternativas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recordou, este domingo, algumas formas seguras de substituir os cumprimentos, beijos, abraços e apertos de mão. 

Através de um pequeno vídeo animado divulgado nas plataformas digitais oficiais, a autoridade de saúde lembra que pode passar a: acenar, colocar a mão no peito, juntar as palmas das mãos e realizar a saudação com origem no sânscrito conhecida como 'Namasté', cumprimentar em linguagem gestual, fechar o punho levantando o polegar fazendo um 'fixe', encerrar o punho e fazer o gesto universal da paz ou inclinar o torso para a frente. 

"O vírus não desapareceu. Recorde algumas alternativas aos beijos, abraços e apertos de mão. Evite o risco de contágio. Ajude-nos a quebrar as cadeias de transmissão. Cuide de si, cuide de todos!", sublinha ainda a DGS

Recorde-se que Portugal contabilizou, este domingo, mais 37 mortes e 3.062 novos casos de Covid-19, elevando o número total de vítimas mortais no para 2.544 e o de infetados para 144.341.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório