Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mesão Frio preocupado com inclusão na lista de municípios de risco

O presidente da Câmara de Mesão Frio, Alberto Pereira, mostrou-se hoje resignado, mas preocupado, com as consequências económicas resultantes da inclusão do concelho na lista de risco elevado de transmissão do novo coronavírus.

Mesão Frio preocupado com inclusão na lista de municípios de risco
Notícias ao Minuto

16:05 - 01/11/20 por Lusa

País Covid-19

"Tenho de aceitar, mas estou bastante aborrecido e triste, porque isto traz implicações para o comércio local. Estamos há oito meses quase numa ilha", disse Alberto Pereira à agência Lusa.

Precisamente por ser considerada uma "ilha" entre concelhos com elevada taxa de incidência de casos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19, é que o município foi incluído na lista de 121 concelhos onde, a partir de quarta-feira, são implementadas mais restrições, como o dever cívico de recolhimento domiciliário, novos horários nos estabelecimentos e a suspensão de feiras e mercados.

No distrito de Vila Real, 11 dos 14 concelhos estão incluídos na lista anunciada no sábado pelo Governo: Alijó, Chaves, Mesão Frio, Mondim de Basto, Murça, Peso da Régua, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real.

De fora desta lista ficaram os municípios de Boticas, Montalegre e Valpaços.

Alberto Pereira garantiu que no seu concelho são "cumpridas escrupulosamente" todas as regras de segurança e higiene e acrescentou que Mesão Frio já tem os "cafés a fechar às 22:30 há dois meses".

"Portanto, essa medida não vem alterar em nada aquilo que nós já praticamos. Agora, por exemplo, a suspensão das feiras claro que é prejudicial porque é um dia de muito negócio", sublinhou.

O concelho retomou a realização da feira semanal em junho, com um "rigoroso" plano de contingência que impôs o uso obrigatório de máscara, vigilância apertada e aconselhamento de desinfeção constante das mãos.

Uma "vigilância apertada" que se estende a todo o concelho e que "tem contribuído" para o número de casos registado no município, nomeadamente dois ativos, mas que, segundo o autarca, não vivem nem foram infetados em Mesão Frio", e 20 positivos desde o início da pandemia.

O autarca socialista disse estar preocupado com as consequências da suspensão da feira para o comércio local, que apontou já estar numa "situação muito complicada".

"O comércio local definhou durante os meses em que estivemos em confinamento e agora (...) já está outra vez a passar um mau bocado", frisou.

Alberto Pereira considerou que "cada caso devia ser analisado individualmente" e não com base no "critério da vizinhança".

Os concelhos abrangidos pelas medidas delineadas no Conselho de Ministros de sábado têm mais de 240 casos de infeção com o vírus da covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias e será este o critério que servirá para atualizar a lista de municípios sujeitos a medidas restritivas a cada 15 dias, seguindo um princípio definido pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças. Há uma exceção para surtos localizados em concelhos de baixa densidade.

Duas outras medidas aprovadas no sábado abrangem todo o território continental e não apenas estes 121 concelhos: limitação de grupos de seis pessoas nos restaurantes e prolongamento da situação de calamidade por mais duas semanas.

Em Portugal, morreram 2.507 pessoas dos 141.279 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório