Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Ciência 2020 arranca na terça-feira para recuperar Portugal e Europa

O Encontro Ciência 2020, marcado pela pandemia da covid-19, começa na terça-feira, em Lisboa, com sessões presenciais e 'online', e irá debater o papel da ciência na recuperação de Portugal e da Europa.

Ciência 2020 arranca na terça-feira para recuperar Portugal e Europa
Notícias ao Minuto

08:35 - 31/10/20 por Lusa

País Ciência 2020

A iniciativa, organizada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, decorre até quarta-feira no Centro de Congressos de Lisboa, depois de ter sido adiada por cinco meses devido à pandemia, que obriga, por causa do distanciamento necessário, a que grande parte das sessões se realize via Internet, em paralelo com sessões presenciais.

O programa foi encurtado num dia (habitualmente o Encontro Ciência prolonga-se por três dias e estava inicialmente previsto que começasse na segunda-feira) devido às restrições à circulação entre concelhos, em vigor até às 06:00 de terça-feira.

Este ano o debate vai estar focado nas formas como a ciência em Portugal pode garantir a recuperação do país e da Europa de maneira "mais resiliente, mais social, mais digital, mais verde e mais global", segundo a organização.

A comissária europeia para a Coesão e as Reformas, Elisa Ferreira, irá encerrar a sessão "Ciência em Portugal para uma Europa mais resiliente", na qual participará, por videoconferência, o Prémio Nobel da Química de 2004 Aaron Ciechanover, que abordará as questões éticas subjacentes à pandemia.

Na mesma sessão, que contará na abertura com a intervenção do ministro da Ciência, Manuel Heitor, que apadrinha a iniciativa, serão entregues as Medalhas de Mérito Científico.

No mesmo dia, mas na sessão "Ciência em Portugal para uma Europa mais verde", em cujo encerramento é esperado o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, o Prémio Nobel da Medicina de 1993 Richard Roberts falará sobre organismos geneticamente modificados.

Na quarta-feira, na última sessão do programa, em que é aguardada a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a igualmente premiada cientista Elvira Fortunato, que inventou o 'papel eletrónico', fará uma intervenção sobre como garantir um "mundo mais sustentável", enquadrada pelo tema "Mais ciência para recuperar Portugal com mais Europa".

Antes, na sessão "Ciência que pode mudar as nossas vidas", o professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts Robert Langer falará sobre biomateriais.

O programa do Encontro Ciência 2020 inclui, ainda, intervenções dos ministros de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O Encontro Ciência 2020 é organizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Comissão Parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto.

Os comissários da edição deste ano são Helena Canhão, coordenadora do Centro de Investigação Integrada em Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (UNL), e Pedro Oliveira, professor na Copenhagen Business School (Dinamarca) e na Nova School of Business and Economics (Faculdade de Economia da UNL).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório