Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Penacova ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

O Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Penacova foi acionado às 15:00 de hoje, face ao agravamento da situação epidemiológica provocada pela covid-19 no concelho e no país, anunciou a autarquia.

Penacova ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil
Notícias ao Minuto

19:11 - 30/10/20 por Lusa

País Covid-19

O objetivo é "garantir uma resposta articulada e coordenada" à epidemia, sendo a cooperação institucional e operacional assegurada pelo funcionamento permanente da Comissão Municipal de Proteção Civil e do Serviço Municipal de Proteção Civil, justifica.

Segundo a autarquia, "caberá a esta estrutura de coordenação, na fase de emergência e reabilitação, a colaboração na implementação das medidas e ações relativas à minimização ou contenção da propagação da pandemia" e dos seus efeitos.

"A definição de ações na fase de emergência e reabilitação, em termos de garantias de funcionamento de atividades essenciais à contenção da doença e à vivência individual e coletiva, bem como o contacto e coordenação com todas as instituições particulares, empresariais ou autárquicas" são outras tarefas, acrescenta.

O facto de ter sido acionado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil levou também à "instalação de um gabinete de crise covid-19 multidisciplinar".

"Os serviços municipais e todos os trabalhadores municipais estão mobilizados, sem qualquer reserva, para todas as ações inerentes à proteção civil", acrescenta.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 45,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.468 pessoas dos 137.272 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório