Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Duas portuguesas detidas após burlarem empresa da Índia em 230 mil euros

Mulheres terão utilizado dinheiro da burla para comprar bens de luxo, um apartamento e uma viatura topo de gama.

Duas portuguesas detidas após burlarem empresa da Índia em 230 mil euros
Notícias ao Minuto

17:49 - 30/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Burla

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta quinta-feira, duas mulheres de nacionalidade portuguesa, de 25 e 40 anos, por suspeitas da prática de branqueamento de avultadas quantias de dinheiro, proveniente de burlas informáticas, envolvendo Portugal, Dinamarca e Índia.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a PJ revela que as detidas tinham como modus operandi o chamado ‘CEO Fraud’, que consiste em aceder ilegitimamente à conta de e-mail de um dirigente de uma empresa ou na criação de um e-mail falso em nome deste.

A partir daí, são enviadas várias mensagens para distintas empresas, com quem o ofendido mantenha relações comerciais, solicitando transferências bancárias para contas indicadas pelos agentes do crime, apelidados de ‘money mules’, gerando a falsa convicção de que estão a agir no âmbito das respetivas relações comerciais.

Com este crime, as arguidas terão recebido, indevidamente, 230 mil euros, de uma empresa localizada na Índia.

A investigação, segundo a mesma nota da PJ, apurou que, com a obtenção ilícita dos fundos, as suspeitas fizeram compras avultadas de bens de luxo, um apartamento, uma viatura de valor elevado e realizaram transferências interbancárias, para dissimular a origem do dinheiro.

As detidas serão agora presentes a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório