Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Surto em lar no Cadaval sobe para 42 infetados

O surto por covid-19 no lar de Alguber, no concelho do Cadaval, registou um aumento de 32 para 42 infetados, informou hoje aquele município do distrito de Lisboa.

Surto em lar no Cadaval sobe para 42 infetados
Notícias ao Minuto

11:52 - 29/10/20 por Lusa

País Pandemia

Em comunicado, a autarquia esclarece que surgiram mais oito utentes e duas funcionários infetados.

Há uma semana, todos os utentes e funcionários da estrutura residencial para pessoas idosas foram testados e os testes deram resultado positivo em 32 casos, dos quais 23 relativos a utentes e nove referentes a funcionários.

Baseando-se na investigação das autoridades de saúde, o presidente da câmara, José Bernardo Nunes, explicou que o surto foi causado por uma festa de aniversário: quatro jovens foram contagiados e infetaram familiares, alguns dos quais trabalham no lar.

Além dos casos positivos no equipamento social, existem três casos de infeção na localidade relacionados com este surto e o autarca admitiu que possam surgir mais, tendo em conta o número de pessoas que se encontram em vigilância.

Desde o início da pandemia, o Cadaval, no distrito de Lisboa, contabiliza 121 casos confirmados, dos quais 58 estão ativos, 61 recuperaram e dois morreram, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pelo município.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 44 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.395 pessoas dos 128.392 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório