Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Coimbra alarga horário do cemitério da Conchada até segunda-feira

O município de Coimbra anunciou que o horário do cemitério da Conchada, de gestão municipal, foi alargado a partir de hoje e até segunda-feira, funcionando entre as 08:00 e as 18:00, para evitar ajuntamentos neste período.

Coimbra alarga horário do cemitério da Conchada até segunda-feira
Notícias ao Minuto

10:47 - 29/10/20 por Lusa

País Covid-19

A medida, adotada pelo presidente da Câmara pretende "possibilitar que as famílias possam homenagear os seus entes queridos, mas sempre no cumprimento rigoroso das orientações das autoridades de saúde", refere o município, em comunicado.

Prevendo grande afluência de visitantes ao cemitério, sobretudo no domingo, Dia de Todos-os-Santos, mas também nos dias anteriores e posteriores, a Câmara de Coimbra determinou várias medidas de contingência, tendo em conta as regras decorrentes do estado de calamidade para fazer face à pandemia da covid-19.

Desse modo, a autarquia apela à permanência no interior do cemitério de 30 minutos no máximo, para permitir que todos possam efetuar a sua visita e homenagem.

"Quem se deslocar ao cemitério da Conchada deverá cumprir com rigor (...) o uso de máscara e/ou viseira, o limite de cinco pessoas por grupo, o respeito pela sinalética estabelecida, desde logo nos circuitos de entradas e saídas, onde devem ser desinfetadas as mãos", refere o comunicado.

O município exorta também os visitantes a respeitarem as regras de proteção individual e distanciamento físico mínimo de dois metros e a não partilharem utensílios e ferramentas, como regadores, baldes, tesouras e vassouras, entre outros.

A autarquia garante a higienização dos espaços de circulação e dos equipamentos de utilização comum, bem como a instalação de dispensadores de líquido desinfetante para as mãos.

Em caso de funeral, a Câmara de Coimbra adverte que apenas é permitido no cemitério um grupo máximo de 10 acompanhantes, incluindo familiares, devendo ser respeitadas as regras do uso obrigatório de máscara e/ou viseira e do distanciamento físico mínimo de dois metros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório