Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2020
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 16º

Edição

GNR recupera bufo-real com asa ferida. Existem "menos de mil exemplares"

Animal foi entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Castelo Branco.

GNR recupera bufo-real com asa ferida. Existem "menos de mil exemplares"

O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Posto Territorial de Alcains, recuperou, na passada segunda-feira, um bufo real "que aparentava estar debilitada e com ferimentos numa asa". Os factos ocorreram na passada segunda-feira, dia 26 de outubro, na localidade da Mata, concelho de Castelo Branco. A espécie tem um estatuto de conservação "quase ameaçado". 

Numa ação de patrulhamento, os militares "foram alertados por um popular que o animal se encontrava caída numa zona florestal", é explicado numa nota publicada no site da GNR. No local, recolheram o exemplar. 

O bufo-real "foi entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Castelo Branco, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural".

A Autoridade refere também que existem "menos de mil exemplares no país, com uma população reprodutora de cerca de 500 casais".

"Têm como principais ameaças, a perseguição humana através do abate a tiro e da utilização de iscos envenenados, a rarefação das populações de coelho-bravo e a degradação dos habitats de nidificação e de alimentação devido à construção de infraestruturas" conclui o comunicado.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório