Meteorologia

  • 06 DEZEMBRO 2020
Tempo
MIN 7º MÁX 15º

Edição

UMa arrecadou 750 mil euros em projetos com empresas estrangeiras

O polo do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear na Universidade da Madeira (UMa) arrecadou 750 mil euros em projetos com empresas estrangeiras nos últimos cinco anos, indicou hoje o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

UMa arrecadou 750 mil euros em projetos com empresas estrangeiras

"Temos aqui um polo de excelência na nossa universidade, que presta serviços muito bem renumerados a nível internacional", disse, durante uma visita às instalações, onde procedeu também à inauguração do ' Supercomputador Zarco', que permite efetuar modelização numérica avançada e simulações 3D.

O chefe do executivo vincou que o polo do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear é um do "mais importantes" ao nível internacional, reforçando: "Já recebeu cerca de 750 mil euros, pagos pela indústria para fazer investigação na física e na dinâmica dos plasmas."

Por outro lado, Pedro Almeida, um dos responsáveis pelo 'Projeto PlasMa', no âmbito do qual foi adquirido o supercomputador, explicou que o novo equipamento vai "potenciar" as colaborações com a indústria de alta tecnologia, aumentar a produtividade e captar mais verbas para a universidade.

"Há parcerias em curso [com empresas estrangeiras]", disse, realçando: "O que nós fazemos é exportar conhecimento e resultados científicos para essas empresas, para desenvolvimento interno de produtos".

O Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear é uma unidade associada de investigação do Instituto Superior Técnico, com especialização em física dos plasmas, engenharia e tecnologias, fusão nuclear controlada, lasers e fotónica e computação avançada.

O 'Projeto PlasMa' com incidência na área da energia, mobilidade e alterações climáticas, está a ser desenvolvido pelo polo da Universidade da Madeira, com financiamento do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no montante 1,4 milhões de euros.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório