Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Coimbra reforça iluminação de Natal na cidade com mais áreas abrangidas

O município de Coimbra vai reforçar este ano as iluminações de Natal na cidade, que vão ser ligadas a 27 de novembro, com mais nove locais abrangidos, num investimento superior a 180 mil euros, anunciou hoje a autarquia.

Coimbra reforça iluminação de Natal na cidade com mais áreas abrangidas
Notícias ao Minuto

11:35 - 28/10/20 por Lusa

País Natal

Numa aposta "amiga do ambiente", a Câmara conimbricense realça, em comunicado, que vão ser utilizados LED (sigla em inglês de diodo emissor de luz) de alta intensidade luminosa, mas de baixo consumo energético, num total de 420 mil luzes.

Segundo o município, trata-se de uma forma da autarquia "promover a atratividade da cidade e dinamizar a economia local, diminuindo os impactos negativos que resultaram do confinamento e das medidas de contingência impostas pelo curso da pandemia, mas sempre assegurando e vigiando o cumprimento das orientações das autoridades da saúde".

A iluminação de Natal, que já começou a ser montada, chega este ano à Praça das Bandeiras (no Convento São Francisco), à rotunda da Praça das Cortes, à Rua da Sota, à entrada das Escadas do Gato, ao Largo do Romal, ao Largo da Freiria, ao Largo das Olarias, ao Largo de Celas e à zona comercial do Girassolum.

De acordo com a vereador Carina Gomes, citada no comunicado, o município canalizou para o reforço da iluminação "o investimento que habitualmente é disponibilizado para atividades ao ar livre", que este ano estão restringidos devido às contingências da pandemia da covid-19.

A Praça da República vai ficar toda iluminada e "está ainda a ser ponderada a instalação de outros elementos, como forma de apoio aos estabelecimentos de bebidas e restauração que circundam este local".

A Avenida Sá da Bandeira também irá receber iluminação, com luzes dos dois lados, alternadamente em cada árvore, que prosseguirá pelas ruas Ferreira Borges, Visconde da Luz e Sofia.

O edifício dos Paços do Concelho Coimbra vai ficar com 19 cortinas de iluminação e, em frente, terá uma árvore de Natal "photo point" com mais de sete metros de altura, para as habituais fotografias alusivas à época, acompanhada de uma estrutura com a marca #Coimbra.

Também a zona da Portagem e a Praça das Cortes vão receber estruturas com a marca #Coimbra.

A iluminação de Natal vai vigorar de 27 de novembro a 06 de janeiro, com as luzes ligadas todos os dias entre as 17:00 e as 02:00, à exceção das sextas-feiras, sábados e dos dias 24, 25 e 31 de dezembro, em que vão estar acesas até às 04:00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório