Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Autoridade alerta para o agravamento da agitação marítima até sexta-feira

Em toda a costa ocidental, sobretudo na região a norte do Cabo Carvoeiro.

Autoridade alerta para o agravamento da agitação marítima até sexta-feira
Notícias ao Minuto

19:56 - 27/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Agitação marítima

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional emitiram, esta terça-feira, um alerta à população para o agravamento da agitação marítima nos próximos dias.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, as entidades adiantam que o agravamento do estado do mar vai acontecer em toda a costa ocidental, sobretudo na região a norte do Cabo Carvoeiro, entre as 12h de quarta-feira, dia 28 de outubro, e as 12h de sexta-feira, dia 30.

A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente do quadrante Noroeste com altura significativa entre os 4 metros e os 7 metros, podendo a altura máxima atingir os 12 metros, com um período médio de 18 segundos.

Desta forma, as mesmas entidades "reforçam a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução"

"Recomenda-se o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, bem como evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de proteção dos portos", acrescentam.

À população em geral que frequente as zonas costeiras, aconselha-se que se abstenham da prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco.

Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter uma atitude vigilante. "Desaconselha-se vivamente a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras", reiteram as entidades no site da Marinha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório