Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Ovar aciona Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

Plano foi ativado desde as 00h00 desta terça-feira, dia 27 de outubro. Município de Ovar regista mais de 140 casos ativos de Covid-19.

Covid-19: Ovar aciona Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil
Notícias ao Minuto

10:08 - 27/10/20 por Melissa Lopes

País Pandemia

Amara Municipal de Ovar acionou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil devido à evolução da situação epidemiológica causada pelo novo coronavírus

"Em virtude da evolução epidemiológica, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil será activado a partir das 00:00 de dia 27 de Outubro", anunciou Salvador Malheiro na rede social Facebook. O Plano Municipal de Emergência Municipal manter-se-á em vigor enquanto "a evolução da situação epidemiológica o justificar". 

No documento que declara o estado de alerta municipal também pelo período que a pandemia o justificar, lê-se, por exemplo, que a situação atual do concelho de Ovar, e em particular em algumas freguesias, "exige esta ação imediata". 

A autarquia explica que Ovar acompanhou a tendência de aumento significativo de casos de infeção registado na última semana quer em Portugal quer no resto da Europa. No concelho, há já mais de 140 casos ativos da doença. 

"Urge tomar de imediato medidas que, sem comprometer a sustentabilidade económica e social local, apelem e conduzam a um comprometimento pessoal e coletivo pró-ativo de forma a serem evitados focos de contágio comunitários e nos núcleos familiares e a reduzir-se os riscos para a saúde e o perigo de vida", lê-se ainda no documento, que adianta que foi reativado o gabinete de crise na autarquia. 

Em declarações à RTP, Salvador Malheiro referiu que a ativação do plano de emergência foi decidido "sobretudo numa atitude preventiva". "Infelizmente tivemos durante os meses de março e abril uma situação muito complicada, depois como conseguimos controlar a situação completamente, decidimos deixar de ter o plano ativado", lembrou.

Acontece que, os últimos dias "tem mostrado um crescente número de casos diários", disse, sublinhando, no entanto, que a situação de hoje em Ovar é "claramente distinta" daquela que aconteceu no começo da pandemia em que o município se encontrava pior que o resto do país.

"De todas as formas, constatamos nos últimos dias, valores [de infetados] na ordem dos 20, 25 casos por dia", situação que levou o autarquia a ativar o plano de emergência que permite ao concelho "estar muito mais operacional e pronto para eventualmente tomar medidas de prevenção e ação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório