Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19. Jovens adultos são a grande percentagem de infetados

A diretora-geral da Saúde disse hoje que "a grande percentagem" de infetados com covid-19 são "adultos jovens", entre os 20 e os 59 anos, enquanto a taxa de internamentos é mais elevada a partir dos 60 anos.

Covid-19. Jovens adultos são a grande percentagem de infetados
Notícias ao Minuto

17:32 - 26/10/20 por Lusa

País Covid-19

Na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus, Graça Freitas avançou que o perfil dos doentes em relação à chamada primeira vaga "é de facto diferente", existindo, neste momento, uma "grande percentagem de doentes que são adultos jovens".

Segundo a diretora-geral, a maior parte dos infetados com SARS-CoV-2 situa-se a partir dos 20 anos até aos 59 anos.

Graça Freitas sublinhou que há poucos casos em idades pediátricas muito precoces, referindo que as crianças muito pequenas têm apresentado taxas de incidência muito baixas.

Na última semana, 4% dos casos tinha entre os 0 e os 09 anos e 9% tinha entre os 10 e os 19 anos.

Quanto aos internamentos, a maior parte são doentes nas faixas etárias a partir dos 60 anos.

Questionada sobre a morte no domingo de um jovem entre os 20 e os 29 anos com covid-19, Graça Freitas explicou que a vítima tinha morbilidade na origem e era uma pessoa doente.

"Esta doença não é nem tão benigna como alguns gostavam, mas também não é tão dramática como às vezes se poderá pensar. As pessoas mais novas podem ter sintomas, podem sentir-se doentes e sentir-se mal durante algum tempo, felizmente têm uma taxa de letalidade bastante baixa, ou seja, em relação a todas as pessoas que adoecem numa faixa etária se forem mais novos a probabilidade de morrer é bastante menor", frisou.

Portugal contabiliza hoje mais 27 mortos relacionados com a covid-19 e 2.447 novos casos confirmados de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

De acordo com o boletim hoje divulgado, Portugal já contabilizou 121.133 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 2.343 óbitos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório