Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Câmara de Lisboa financia 93 projetos de escolas com 750 mil euros

Noventa e três projetos de escolas de Lisboa, sobre temas como a robótica, cozinha experimental, mergulho ou cinema, foram financiados pela Câmara Municipal, num total de 750 mil euros, no âmbito do concurso 'Fazer Acontecer'.

Câmara de Lisboa financia 93 projetos de escolas com 750 mil euros
Notícias ao Minuto

15:58 - 26/10/20 por Lusa

País Lisboa

De acordo com uma nota do município, a edição 2019-2020 do concurso, que tem como objetivo promover "o sucesso educativo num modelo inovador de projetos desenvolvidos em conjunto por alunos e professores, contou com 257 candidaturas, provenientes de 40 agrupamentos escolares e escolas não-agrupadas.

Esta edição do concurso 'Fazer Acontecer' teve como vencedores projetos dos mais variados temas, como programação e robótica, cozinha experimental, mergulho, sustentabilidade, cinema, teatro, entre outros.

O concurso 'Fazer Acontecer' é dirigido às escolas da rede pública de Lisboa, financiando a realização de projetos, anuais ou bianuais, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade, e está integrado no Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Insucesso e Abandono Escolar Precoce.

Podem ser abrangidos pelo concurso projetos de temas como expressões artísticas e físico-motoras, ensino experimental, ciências e tecnologias, ecologia, sustentabilidade e ambiente, a escola na cidade e no mundo, competências pessoais e sociais, saúde e direitos sexuais e reprodutivos, igualdade e combate à violência de género, racismo e xenofobia e questões LGBTI (Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo).

Além disso, as comunidades escolares podem também propor novos temas.

"Ao envolver os alunos em projetos escolares, pretende-se ir em busca dos interesses dos alunos para melhorar a sua relação com a escola, desenvolvendo competências e aprendizagens que não se enquadram no contexto normal de sala de aula. Isto faz-se dando poder de decisão aos alunos e aos professores, assim como a verba necessária para colocar em prática os seus sonhos", refere o vereador com o pelouro da Educação e Direitos Sociais, Manuel Grilo (BE, partido que tem um acordo de governação da cidade com o PS), citado no comunicado.

A edição do concurso destinada a financiar projetos para o ano letivo 2020/2021 está decorrer até ao final de outubro, indica ainda a Câmara de Lisboa na nota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório