Meteorologia

  • 30 NOVEMBRO 2020
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Edição

Operação da GNR no GP de F1 decorreu "com normalidade". Uma detenção

Homem de 47 anos foi detido "pelo crime de injúrias e captação ilícita de imagens".

Operação da GNR no GP de F1 decorreu "com normalidade". Uma detenção
Notícias ao Minuto

21:10 - 25/10/20 por Notícias Ao Minuto 

País GP de Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) fez, este domingo, um balanço da 'Operação Fórmula 1 Grande Prémio de Portugal 2020' que decorreu entre 22 e 25 de outubro, com um "dispositivo especial de segurança" que teve o objetivo de "garantir a segurança de todos os intervenientes, o cumprimento das normas sanitárias aplicáveis e a regular fluidez nos principais itinerários".

Nesta, "foram empenhados cerca de 600 militares de várias valências da GNR", aponta uma nota enviada às redações, "numa ação coordenada para atuar de forma preventiva para todo o tipo de situações que pudessem pôr em causa a segurança do evento, acrescido da necessidade do cumprimento das normas estabelecidas no atual contexto pandémico". 

A operação decorreu "com normalidade", garantem os militares, "apenas se registando alguns constrangimentos no acesso ao autódromo no dia de hoje, constrangimentos esses ultrapassados em coordenação com as autoridades locais presentes no evento". 

Um homem de 47 anos foi detido "pelo crime de injúrias e captação ilícita de imagens", tendo sido constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Portimão. Durante o evento, não foi  aplicada "nenhuma medida de expulsão, por desrespeito às orientações da autoridade de saúde", é ainda referido. 

Houve, contudo, durante o mesmo, "uma recolocação de pessoas, para assegurar o cumprimento das normas da DGS, havendo lugar, no dia de hoje, a um redirecionamento das mesmas, para algumas bancadas menos preenchidas", alteração que foi tomada em conjunto com a organização, "por forma a ser garantido o necessário distanciamento social".

A nota termina salientando-se que o "empenhamento foi mais intenso, como esperado, no controlo do tráfego rodoviário, em consequência da natural elevada afluência de pessoas ao recinto em simultâneo, destacando-se, contudo, que o "evento decorreu em total segurança, nunca estando em causa a segurança de pessoas e bens".

De lembrar que Lewis Hamilton reforçou, este domingo, a liderança isolada do Campeonato do Mundo de Formula 1, ao conquistar o Grande Prémio de Portugal, que decorreu no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. 

Esta foi a 92.ª vitória do britânico, o que lhe permite tornar-se no piloto com maior número de Grandes Prémios conquistados na história da modalidade, superando os 91 de Michael Schumacher.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório