Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Operação da GNR no GP de F1 decorreu "com normalidade". Uma detenção

Homem de 47 anos foi detido "pelo crime de injúrias e captação ilícita de imagens".

Operação da GNR no GP de F1 decorreu "com normalidade". Uma detenção
Notícias ao Minuto

21:10 - 25/10/20 por Notícias Ao Minuto

Auto GP de Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) fez, este domingo, um balanço da 'Operação Fórmula 1 Grande Prémio de Portugal 2020' que decorreu entre 22 e 25 de outubro, com um "dispositivo especial de segurança" que teve o objetivo de "garantir a segurança de todos os intervenientes, o cumprimento das normas sanitárias aplicáveis e a regular fluidez nos principais itinerários".

Nesta, "foram empenhados cerca de 600 militares de várias valências da GNR", aponta uma nota enviada às redações, "numa ação coordenada para atuar de forma preventiva para todo o tipo de situações que pudessem pôr em causa a segurança do evento, acrescido da necessidade do cumprimento das normas estabelecidas no atual contexto pandémico". 

A operação decorreu "com normalidade", garantem os militares, "apenas se registando alguns constrangimentos no acesso ao autódromo no dia de hoje, constrangimentos esses ultrapassados em coordenação com as autoridades locais presentes no evento". 

Um homem de 47 anos foi detido "pelo crime de injúrias e captação ilícita de imagens", tendo sido constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Portimão. Durante o evento, não foi  aplicada "nenhuma medida de expulsão, por desrespeito às orientações da autoridade de saúde", é ainda referido. 

Houve, contudo, durante o mesmo, "uma recolocação de pessoas, para assegurar o cumprimento das normas da DGS, havendo lugar, no dia de hoje, a um redirecionamento das mesmas, para algumas bancadas menos preenchidas", alteração que foi tomada em conjunto com a organização, "por forma a ser garantido o necessário distanciamento social".

A nota termina salientando-se que o "empenhamento foi mais intenso, como esperado, no controlo do tráfego rodoviário, em consequência da natural elevada afluência de pessoas ao recinto em simultâneo, destacando-se, contudo, que o "evento decorreu em total segurança, nunca estando em causa a segurança de pessoas e bens".

De lembrar que Lewis Hamilton reforçou, este domingo, a liderança isolada do Campeonato do Mundo de Formula 1, ao conquistar o Grande Prémio de Portugal, que decorreu no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. 

Esta foi a 92.ª vitória do britânico, o que lhe permite tornar-se no piloto com maior número de Grandes Prémios conquistados na história da modalidade, superando os 91 de Michael Schumacher.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório