Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

PSP registou 11.100 crimes de violência doméstica até 30 de setembro

A força da autoridade revelou que houve uma diminuição de 8,58% nos dados compilados deste ano quando comparados com o ano passado. A maior diferença entre 2020 e 2019 verificou-se durante os três período do estado de Emergência, com um decréscimo significativo deste tipo de crime.

PSP registou 11.100 crimes de violência doméstica até 30 de setembro
Notícias ao Minuto

08:47 - 24/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Violência doméstica

A PSP divulgou este sábado os dados relativos ao crime de violência doméstica registados desde o início do ano e até ao passado dia 30 de setembro. Num comunicado enviado às redações, a PSP referiu que, no total, foram cometidos 11.100 crimes de violência (média de 40,5 por dia) até ao final de setembro, o que representa uma descida de 8,58% comparativamente ao período homólogo.

O maior desfasamento entre os dados de 2020 e os de 2019 verificou-se durante os três períodos em que foi implementado o estado de Emergência no país devido à pandemia de coronavírus.

Entre a primeira quinzena de março e a segunda quinzena de abril deste ano houve uma redução significativa dos crimes de violência doméstica registados pela PSP (por exemplo, na segunda quinzena de março deste ano foram reportados 466 crimes que comparam com os 755 crimes de violência doméstica notificados no mesmo período do ano passado).

Nos meses subsequentes aos períodos do estado de Emergência, o número de crimes de violência doméstica participados pela PSP acompanha os valores dos mesmos meses de 2019, sem registo de picos.

“Assim, e ao contrário da possibilidade considerada de o confinamento obrigatório poder ter contribuído para dissimular práticas de violência, o regresso à (quase) normalidade não se materializou num acréscimo de denúncias, não obstante as campanhas da PSP e da intensificação de contactos diretos com as vítimas já referenciadas”, realçou a força de segurança.

Notícias ao MinutoGráfico com as participações de violência doméstica até final de setembro nos anos de 2019 e 2020© PSP

O número de vítimas de violência doméstica com necessidade de condução ou internamento em unidades hospitalares entre 1 de janeiro e 30 de setembro segue a tendência de forte diminuição verificada nos períodos do estado de Emergência, com uma quebra média de 60% de 2019 para 2020.

A diminuição da violência conjugal (entre cônjuges e entre ex-cônjuges) foi a principal causa de redução de ocorrências, tendo igualmente ocorrido uma diminuição da violência psicológica, usualmente inerentes a situações de regulação do poder parental, eventualmente facilitada pelo período de suspensão das atividades letivas e pelas restrições nas deslocações em território nacional.

Até final de setembro, a PSP efetuou 440 detenções pelo crime de violência doméstica (média de 1,6 por dia), 274 das quais concretizadas em flagrante delito (média de um por dia). No decurso destas detenções, a autoridade apreendeu 192 armas de fogo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório