Meteorologia

  • 24 JANEIRO 2022
Tempo
MIN 6º MÁX 14º

Edição

"Votar é retribuir à autonomia tudo o que ela deu aos açorianos"

O presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, apelou hoje ao voto nas regionais de domingo, dizendo que ir às urnas é retribuir à autonomia "tudo o que ela deu" aos açorianos, em concreto na atual fase de pandemia.

"Votar é retribuir à autonomia tudo o que ela deu aos açorianos"

"Ao longo destes últimos meses, sobretudo, a nossa autonomia deu-nos muito. Deu-nos segurança, preservou-nos. É altura de retribuirmos à nossa autonomia aquilo que ela nos deu", considerou Vasco Cordeiro, também presidente do Governo dos Açores, falando aos jornalistas no último dia de campanha para as regionais.

O socialista falava a meio de uma ação de rua na cidade da Lagoa, na ilha de São Miguel, sendo que hoje ainda o líder dos socialistas açorianos contará na campanha com a presença do presidente do PS nacional e antigo governante da região, Carlos César.

Vasco Cordeiro reiterou a mensagem passada nas últimas semanas de que o voto no PS é a garantia "da estabilidade, da firmeza, da certeza neste rumo" de superação da "tormenta" provocada pela pandemia.

O líder socialista sustentou ainda que uma vitória sem a maioria absoluta do PS incorpora o "risco" de uma crise política nos Açores.

O PS governa a região autónoma desde 1996.

Os Açores vão ter eleições legislativas regionais no próximo domingo, com 13 forças políticas a disputarem os 57 lugares na Assembleia Legislativa do arquipélago.

No total, são 10 os círculos eleitorais - um por cada ilha açoriana mais o círculo de compensação - e 'vão a jogo' um total de 13 forças partidárias, uma delas em coligação: a CDU, que junta PCP e o partido ecologista Os Verdes.

Contudo, apenas seis das forças concorrem por todos os círculos: PS, PSD, CDS, BE, CDU e PPM, todas as que já têm assento no atual parlamento regional.

Os partidos Chega, Aliança e Iniciativa Liberal estreiam-se este ano nas eleições açorianas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório