Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

GNR apreende em Valença mais de sete toneladas de berbigão

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu em Valença, distrito de Viana do Castelo, mais de sete toneladas de berbigão capturado de forma ilegal, com um valor total estimado de 37.400 euros, informou hoje aquela força policial.

GNR apreende em Valença mais de sete toneladas de berbigão
Notícias ao Minuto

11:19 - 23/10/20 por Lusa

País Berbigão

Em comunicado enviado às redações, a GNR adiantou ter sido identificado um homem, de 50 anos, e elaborado o respetivo auto de contraordenação por transporte de espécies bivalves em estado imaturo, sendo esta infração punível com coima máxima de 37.500 euros.

A apreensão, efetuada pela Unidade de Controlo Costeiro (UCC) de Matosinhos, ocorreu na quinta-feira durante uma ação de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e moluscos bivalves.

Foi detetado "um veículo pesado de mercadorias que transportava berbigão imaturo, sem a medida legal para ser capturado e comercializado, neste caso, 2,5 centímetros".

No total, aquela força policial apreendeu 7.400 quilogramas de cerastoderma edule, também conhecido como berbigão, uma espécie de molusco bivalve de água salgada.

A mercadoria apreendida foi devolvida ao seu habitat natural em virtude dos espécimes se encontrarem vivos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório