Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Viana do Castelo cria Linha SOS para ocorrências com animais selvagens

A Câmara de Viana do Castelo criou uma Linha SOS para ocorrências que envolvam animais selvagens, para "aliviar a pressão" nas organizações de socorro a pessoas e bens no concelho, até agora acionadas para atender àquelas situações.

Viana do Castelo cria Linha SOS para ocorrências com animais selvagens
Notícias ao Minuto

11:10 - 23/10/20 por Lusa

País Autarquias

"O que pretendemos com a Linha SOS Biodiversidade é diminuir ao máximo o número de ocorrências que envolvam animais selvagens reportados às entidades que prestam socorro a pessoas e bens. Sem querer, as pessoas podem pôr em causa o socorro em casos de emergência, como acidentes, incêndios ou outras situações", explicou hoje à agência Lusa o vereador do Ambiente na Câmara de Viana do Castelo.

Ricardo Carvalhido justificou a criação daquele serviço, já em funcionamento, 24 horas por dia, com a necessidade de dar "uma resposta cirúrgica" a "ocorrências frequentes em espaço público, como o arrojamento de animais marinhos (golfinhos e tartarugas), gaivotas, cavalos e javalis mortos, moribundos ou feridos, entre outros animais selvagens".

"Quando encontravam um animal selvagem ferido ou morto, as pessoas não sabiam bem para onde ligar e acabam por acionar várias entidades, como os bombeiros, PSP, GNR, Autoridade Marítima, que são entidades que têm por missão o socorro e salvamento de pessoas e bens. Agora devem ligar para a Linha SOS Biodiversidade e o operador contacta, cirurgicamente, a entidade que tem a competência para a resolver", especificou.

Durante o dia, "as chamadas são atendidas pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e, no período noturno, por uma equipa de resgate e salvamento animal dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, que dispõe de formação e de equipamento específico, nomeadamente uma célula sanitária ventilada de transporte".

O vereador do Ambiente explicou que a criação daquele serviço resultou de uma avaliação que envolveu diversas entidades, entre elas o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), face à "frequência" daquelas ocorrências.

O objetivo é atuar ao nível do "impacto na saúde pública, evitando o trabalho desnecessário que toma as várias entidades que são contactadas pelos cidadãos na procura da solução do problema".

"Verificou-se a ocupação desnecessária de meios humanos, técnicos e logísticos (como a ocupação do operador de atendimento telefónico), podendo pôr em causa o tempo de resposta a emergências", reforçou.

Por outro lado, acrescentou Ricardo Carvalhido, "o cidadão também não estava a obter a resposta célere e concreta que procurava para que a situação dos animais em causa (com interferência na saúde pública) fosse atendida sem objetividade".

No período diurno, "as chamadas para a Linha SOS Biodiversidade (258 819 391) são atendidas por um operador do CMIA e, à noite, por um operador dos Bombeiros Sapadores".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório