Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Montalegre repõe feiras, missas e horário da restauração

A Câmara de Montalegre anunciou hoje um "regresso à normalidade" no horário de funcionamento da restauração e a retoma das feiras e missas no concelho, que verifica casos de recuperação após um surto do novo coronavírus.

Covid-19: Montalegre repõe feiras, missas e horário da restauração
Notícias ao Minuto

19:02 - 20/10/20 por Lusa

País Covid-19

Depois de ter atingido os 82 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, cerca de 70 dos quais na freguesia de Salto, Montalegre registou na segunda-feira uma diminuição para os 73 casos ativos.

Hoje, em comunicado, o presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, anunciou um alívio nas medidas de combate à covid-19 implementadas no concelho desde o início do mês.

Assim, vai verificar-se o "regresso à normalidade do horário de funcionamento da restauração". A Comissão Municipal de Proteção Civil de Montalegre recomendou que os cafés, restaurantes, bares, cabeleireiros e comércio geral passassem a funcionar das 10:00 às 19:00.

As feiras de Montalegre e de Salto voltam ser realizadas e vão também ser retomadas as cerimónias de culto religioso, ficando para mais tarde o anúncio dos procedimentos a ter no dia de Finados e de Todos os Santos (31 de outubro e 01 de novembro).

"Porém, a luta não acaba aqui. Há ainda um longo caminho que temos pela frente. Todos são importantes para ultrapassarmos este tempo que estrangula o contacto social", afirmou o autarca.

Orlando Alves disse que este ainda não é o momento de "desarmar" e insistiu nos comportamentos que "todos devem adotar", como o uso da máscara, evitar concentrações ou ajuntamentos e cumprimento das medidas impostas pelo estado de calamidade em vigor e da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O presidente fez ainda questão de "fazer um reconhecimento a todos, sem exceção, dos mais novos aos mais velhos e em todos os setores de atividade económicas", pelo combate travado "contra esta praga".

"Aos profissionais de saúde, do comércio e da restauração, aos funcionários municipais, ao barrosão mais anónimo. Todos merecem o aplauso e a gratidão do presidente da câmara", afirmou.

Montalegre ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil no dia 02 de outubro, depois de terem sido detetados os primeiros casos positivos no Lar Nossa Senhora do Pranto (Salto), onde foram infetados 26 utentes e 15 funcionárias, alastrando-se depois às escolas, bombeiros e particulares.

No domingo, um homem de 66 anos que foi infetado no surto de novo coronavírus morreu no hospital de Vila Real.

O utente estava institucionalizado há cerca de 20 anos naquele lar e sofria de outras patologias.

No surto que atingiu a freguesia de Salto há já duas pessoas recuperadas, uma das quais é uma funcionária do lar.

No concelho, verificam-se ainda cinco casos positivos no centro de saúde de Montalegre e um no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia.

Segundo o boletim epidemiológico da DGS, publicado na segunda-feira, o distrito de Vila Real contabiliza 831 infetados com o vírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, mais 164 do que os verificados há uma semana.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.213 em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório