Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Covid-19: Câmara de Leiria vai disponibilizar 500 testes de diagnóstico

A Câmara de Leiria vai disponibilizar 500 testes de diagnóstico da covid-19 destinados à população mais vulnerável, no âmbito do quarto pacote de medidas para conter a pandemia, disse hoje à Lusa o presidente do município.

Covid-19: Câmara de Leiria vai disponibilizar 500 testes de diagnóstico
Notícias ao Minuto

18:18 - 20/10/20 por Lusa

País Covid-19

"Uma das medidas é a aquisição de testes de diagnóstico covid-19 para apoio às populações mais vulneráveis", afirmou Gonçalo Lopes.

A medida consta de um despacho assinado hoje por Gonçalo Lopes que elenca um conjunto de 34 medidas -- algumas já em vigor - em várias áreas, incluindo a prevenção e contenção da propagação do novo coronavírus, o ambiente, a educação ou a economia.

O documento refere a "aquisição ao Politécnico de Leiria de testes de diagnóstico covid-19 para apoio às populações mais vulneráveis, em especial IPSS [instituições particulares de solidariedade social] e lares de idosos, para responder à situação de emergência".

A disponibilização ou apoio a instituições, em especial estruturas residenciais de idosos, clubes desportivos e escolas, "no fornecimento de testes rápidos à covid-19, logo que validados pelas entidades competentes", é outra das ações previstas.

No despacho, no qual é recomendado o uso de máscara comunitária "em qualquer espaço aberto ou fechado, se na presença de pessoas estranhas ao núcleo familiar", a câmara anuncia o lançamento de uma campanha de sensibilização para a adoção de comportamentos que protejam a saúde pública.

Estão também contempladas ações de sensibilização "promovidas pelos Bombeiros Municipais de Leiria e dirigidas à população, aos comerciantes, à comunidade educativa e aos colaboradores das estruturas residenciais de idosos", além da instalação de dispensadores de álcool gel de grande capacidade em espaços públicos com forte afluência de pessoas e o reforço daqueles em equipamentos municipais e escolas.

Uma área dedicada às doenças respiratórias, já em funcionamento no estádio municipal, e a criação de "estruturas de acolhimento provisório para pessoas com teste positivo à covid-19 sem critérios de hospitalização e que não tenham condições na habitação para recuperação" integram-se nas iniciativas.

A Câmara de Leiria vai, igualmente, "comparticipar a administração da vacina da gripe nas farmácias aos munícipes com mais de 65 anos".

Uma campanha de sensibilização ambiental visando apelar para as boas práticas na deposição de resíduos sólidos, o aumento da fiscalização nesta matéria, a colocação de contentores adicionais e o reforço da sua higienização estão ainda previstos.

No despacho está incluído o apoio ao Banco Alimentar para reforço de géneros alimentares, um projeto de redução do desperdício alimentar, é admitida a possibilidade de ser reativada a estrutura para acolhimento de pessoas sem abrigo e anuncia-se o reforço do 'stock' de diversos equipamentos de proteção individual das IPSS e dos lares, além do fornecimento deste material às corporações do concelho e forças de segurança.

O aumento de 50 para 100 do número de bolsas de estudo para alunos do ensino superior residentes no concelho, bem como do seu valor de comparticipação, de 500 para 750 euros, está contemplado neste pacote.

A prorrogação da redução da taxa de utilização dos espaços desportivos, assim como do prazo da autorização especial para ocupação do espaço publico com esplanadas e isenção de taxas, em ambas as situações até outubro de 2021, e a criação do "Leiria Christmas Market", para dinamizar o comércio e incentivar a procura, são outras das atividades previstas.

"Estas foram as medidas consideradas prementes no atual contexto de crescimento exponencial dos casos no concelho de Leiria e, por isso, o reforço nas áreas da prevenção e na saúde são extremamente importantes para evitar perdas de vidas humanas e evitar o rápido contágio na comunidade", justificou o presidente da Câmara de Leiria.

Segundo Gonçalo Lopes, a "prioridade em termos de atividade autárquica até ao final do mandato, em 2021, é reduzir o impacto da pandemia no concelho".

"Para isso não iremos poupar esforços na implementação de medidas", garantiu.

Segundo a Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, o concelho de Leiria registou até às 00:05 de hoje 413 casos confirmados de covid-19, incluindo cinco mortos. Mantêm-se 102 casos ativos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório