Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"Preocupante transmissão comunitária" no Tâmega, com 944 casos em 7 dias

O agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Tâmega III emitiu um alerta à população de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira.

"Preocupante transmissão comunitária" no Tâmega, com 944 casos em 7 dias
Notícias ao Minuto

09:43 - 18/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Pandemia

Nos últimos sete dias foram registados 944 novos casos de infeção pelo novo coronavírus em Felgueiras (155), Lousada (229) e Paços de Ferreira (560). Este aumento de casos levou o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Tâmega III - que abrange os três concelhos - a emitir um alerta à população.

Para travar a “preocupante transmissão comunitária ativa", a autoridade de saúde local emitiu uma série de recomendações, tais como o desaconselhamento "da realização de eventos", que possam levar à aglomeração de um grande número de pessoas.

"Nos restaurantes, cafés e outras zonas de refeição abertas ao público apenas devem retirar a máscara na altura em que estão efetivamente a tomar a refeição", pode ler-se no comunicado, que apela ainda que se cumpra a lotação máxima de 5 pessoas por mesa.

A autoridade de saúde alerta ainda para que na prática de desporto a máscara seja retirada apenas aquando da realização do exercício e que seja evitado o uso de balneários. Já nas instituições de saúde e de apoio a grupos sociais vulneráveis, deve ser reforçado o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) de nível mais avançado pelos profissionais. 

A ACeS reforça ainda a necessidade de a população estar "especialmente atenta à sintomatologia" relacionada com o novo coronavírus, "sobretudo tosse, febre, dificuldade respiratória, dor de garganta, dor de cabeça, dores no corpo, perda de cheiro ou perda de paladar", e que "evite sair de casa" caso os tenha.

O último relatório da Direção-Geral da Saúde que apresentava os dados por concelho, na segunda-feira, indicava que, desde o início da pandemia, Felgueiras registou 634 casos, Lousada 660,  e Paços de Ferreira 738. Pode consultar aqui.

Leia Também: AO MINUTO: França sob novas restrições. Amadora-Sintra constrói nova UCI

Recomendados para si

;
Campo obrigatório