Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Sete utentes e dois funcionários de lar em Alvaiázere infetados

A Câmara Municipal de Alvaiázere anunciou hoje que existem 11 pessoas infetadas no concelho, resultado de dois focos de infeção por SARS-CoV-2 num lar, onde há nove casos, e num agrupamento de escolas, onde se registaram outros dois.

Covid-19: Sete utentes e dois funcionários de lar em Alvaiázere infetados
Notícias ao Minuto

20:12 - 14/10/20 por Lusa

País Covid-19

Em comunicado, o Município de Alvaiázere, no distrito de Leiria, informa que no Lar I da Associação da Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria foram detetados, até ao momento, um total de nove casos positivos, sete em utentes e dois em funcionários.

"Está em curso o rastreio de todos os funcionários e utentes da instituição, conforme orientação da delegada de saúde", refere o comunicado.

A presidente da Câmara de Alvaiázere, Célia Marques (PSD), afirmou à Lusa que a infeção foi conhecida após um utente, "com outros problemas de saúde, ter sido internado".

Depois ter sido testado na unidade hospitalar foi-lhe detetada a infeção pelo novo coronavírus, levando a que se realizasse o rastreio a todos os utentes e funcionários do lar.

Segundo Célia Marques, na quinta-feira deverão ser conhecidos os resultados destes testes, estando agendada uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil a fim de avaliar a situação e tomar "as medidas que forem necessárias".

Dois alunos cohabitantes que frequentam turmas diferentes da Escola 2,3 CEB/S Dr. Manuel Ribeiro Ferreira também foram diagnosticados como estando infetados com o novo coronavírus.

Os alunos das duas turmas onde os casos foram detetados foram colocados em isolamento profilático, decorrendo as atividades letivas através dos canais digitais previstos pela escola.

Segundo o Município, na próxima segunda-feira será realizado um rastreio a todos os alunos e pessoal docente e não docente relacionado com as duas turmas diretamente implicadas.

A Câmara de Alvaiázere informa que "mantém toda a estrutura montada desde o início da pandemia para apoio à comunidade, nomeadamente, meios logísticos, equipamentos de proteção para cedência, habitações disponíveis para isolamento profilático ou em caso de infeção, habitações para profissionais de saúde e uma base sanitária instalada no pavilhão desportivo".

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e oitenta e sete mil mortos e mais de 38,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.117 pessoas dos 91.193 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório