Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Funeral de bispo emérito de Viana do Castelo realiza-se na sexta-feira

O funeral do bispo emérito de Viana do Castelo, José Pereira, que morreu hoje aos 85 anos, vítima de doença prolongada, realiza-se na sexta-feira, no cemitério municipal da cidade, depois da cerimónia fúnebre na Sé Catedral, anunciou hoje a diocese.

Funeral de bispo emérito de Viana do Castelo realiza-se na sexta-feira
Notícias ao Minuto

18:59 - 14/10/20 por Lusa

País Óbito

Em nota enviada às redações, a diocese de Viana do Castelo informou que "as exéquias terão lugar na sexta-feira, às 15h, na Sé Catedral da cidade, sendo que o corpo irá, posteriormente, a sepultar no cemitério municipal" da capital do Alto Minho.

"Num momento em que ainda recordamos de forma viva a partida repentina de D. Anacleto Oliveira, a diocese de Viana do Castelo comunica o falecimento do seu bispo emérito D. José Augusto Martins Fernandes Pedreira, vítima de doença prolongada, ao final da manhã" refere a nota.

José Pedreira, bispo da diocese de Viana do Castelo entre 1997 e 2010, morreu hoje de manhã no hospital de Braga onde se encontrava internado.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo expressou hoje o seu pesar pela morte de "uma personalidade de referência", anunciando que a autarquia "vai decretar um dia de luto municipal".

Também a Câmara de Arcos de Valdevez manifestou, hoje, o seu "profundo pesar" pela morte do prelado que descreveu como uma "figura que se demarcou pelo seu trabalho em prol da comunidade do Alto Minho".

Anteriormente à Lusa, o presidente da Câmara de Valença, concelho de onde o prelado era natural, lamentou a "perda de uma figura carismática" do concelho.

"É um filho da terra, era uma pessoa muito ligada à terra. É uma grande perda para Valença e para a freguesia de Gondomil. Era uma pessoa muito estimada", reforçou.

D. José Augusto Martins Fernandes Pedreira nasceu na freguesia de Gondomil, no concelho de Valença, distrito de Viana do Castelo, no dia 10 de abril de 1935.

Foi ordenado sacerdote a 12 de julho de 1959. Em 1982 foi nomeado bispo-auxiliar do Porto, com o título de bispo-titular de Elvas.

A ordenação episcopal decorreu a 19 de março de 1983, tendo como principal consagrante Armindo Lopes Coelho, na altura recentemente nomeado bispo de Viana do Castelo, e como consagrantes, Eurico Dias Nogueira, arcebispo de Braga e Júlio Tavares Rebimbas, arcebispo do Porto.

Foi ainda formador no Seminário Maior de Braga, diretor e professor do Colégio do Minho, em Viana do Castelo, e professor da Escola do Magistério Primário, da Escola de Educadoras de Infância e da Escola de Enfermagem de Viana do Castelo (1975-1979).

Entre 1978 e 1983, foi chanceler secretário da Cúria Diocesana e, em 1982, Promotor de Justiça do Tribunal Eclesiástico.

A 29 de Outubro de 1997 foi nomeado bispo de Viana do Castelo, cargo onde se manteve até ao seu pedido de resignação e consequente nomeação de Anacleto Oliveira, que morreu em setembro, aos 74 anos, na sequência do despiste do automóvel que conduzia na Autoestrada do Sul perto de Almodôvar, no distrito de Beja.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte de José Pedreira, considerando que deixou "um admirável exemplo de serviço aos outros".

Através de uma nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou os seus "mais sentidos pêsames" à família do bispo.

"Apresento igualmente as minhas condolências à comunidade de fiéis de Viana do Castelo, que tiveram em D. José Pedreira, ao longo de vários anos, de 1997 a 2010, um prelado esclarecido e empenhado, que em todos deixa uma mensagem de esperança e um admirável exemplo de serviço aos outros", lê-se na mesma nota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório