Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Marcelo lamenta morte do bispo emérito de Viana do Castelo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte do bispo emérito de Viana do Castelo, José Pedreira, considerando que deixou "um admirável exemplo de serviço aos outros".

Marcelo lamenta morte do bispo emérito de Viana do Castelo
Notícias ao Minuto

17:13 - 14/10/20 por Lusa

País Óbito

O bispo emérito de Viana do Castelo, José Pedreira, morreu hoje, aos 85 anos.

Através de uma nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou os seus "mais sentidos pêsames" à família do bispo.

"Apresento igualmente as minhas condolências à comunidade de fiéis de Viana do Castelo, que tiveram em D. José Pedreira, ao longo de vários anos, de 1997 a 2010, um prelado esclarecido e empenhado, que em todos deixa uma mensagem de esperança e um admirável exemplo de serviço aos outros", lê-se na mesma nota.

O presidente da Câmara Municipal de Valença, Manuel Lopes, disse à agência Lusa que o bispo "morreu no hospital de Braga, onde se encontrava internado".

Manuel Lopes lamentou descreveu-o como "uma figura carismática" do concelho, "muito estimada" e "muito ligada à terra", e considerou que a sua morte "é uma grande perda para Valença e para [a freguesia de] Gondomil", de onde José Pedreira era natural.

O autarca referiu que José Pedreira foi bispo da diocese de Viana do Castelo entre 1997 e 2010.

Foi ordenado sacerdote em 12 de julho de 1959. Em 1982 foi nomeado bispo-auxiliar do Porto, com o título de bispo-titular de Elvas.

A ordenação episcopal decorreu em 19 de março de 1983, tendo como principal consagrante Armindo Lopes Coelho, na altura recentemente nomeado bispo de Viana do Castelo, e como consagrantes, Eurico Dias Nogueira, arcebispo de Braga e Júlio Tavares Rebimbas, arcebispo do Porto.

Em 29 de outubro de 1997 foi nomeado bispo de Viana do Castelo, cargo onde se manteve até ao seu pedido de resignação e consequente nomeação de Anacleto Oliveira, entretanto falecido.

O bispo de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, morreu em setembro, aos 74 anos, na sequência do despiste do automóvel que conduzia na Autoestrada do Sul, perto de Almodôvar, no distrito de Beja.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório