Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Novos testes revelam "evolução positiva" em surto no Entroncamento

O número de utentes do Lar dos Ferroviários, no Entroncamento, infetados com o coronavírus SARS-CoV-2, baixou de 45 para 39, tendo um dos cinco utentes internados tido alta hospitalar, disse hoje o presidente da Câmara.

Novos testes revelam "evolução positiva" em surto no Entroncamento
Notícias ao Minuto

19:37 - 10/10/20 por Lusa

País Covid-19

Após a realização de novos testes, na quinta-feira, "registou-se uma evolução positiva", disse hoje à Lusa Jorge Faria (PS), acrescentando que os resultados indicam que, de um total de 70 utentes testados, 31 estão negativos (17 recuperados e 14 negativos), e que 39 mantêm-se positivos (35 em isolamento no lar e quatro internados no CHMT - Centro Hospitalar do Médio Tejo).

Um mês depois do início do surto, o número de óbitos de utentes do Lar dos Ferroviários é de sete, todos com idades "entre os 84 e 100 anos", disse o presidente daquele município do distrito de Santarém.

Quanto aos 80 funcionários da instituição, Jorge Faria revelou que houve cinco casos que negativaram, estando hoje 10 positivos (09 em isolamento e um internado no CHMT), havendo um profissional que continua a aguardar resultado.

O número de funcionários negativos é hoje de 69 (26 recuperados e 43 negativos).

O valor hoje atualizado de casos de covid-19 na instituição decorre da realização de novos testes a utentes e funcionários, num total de 112.

Lamentando todas as mortes ocorridas, o autarca salientou que uma delas não foi formalmente contabilizada como sendo devido à covid-19 e todas ocorreram com pessoas de idade muito avançada e com situações de saúde "já muito frágeis", devido a outras doenças, estando todas hospitalizadas.

Os utentes infetados que se encontram no lar permanecem assintomáticos, adiantou.

Jorge Faria referiu que há, neste momento, 10 funcionárias infetadas - a que foi internada continua no hospital apenas por não possuir as condições para cumprir o isolamento em casa.

Com o regresso das funcionárias entretanto recuperadas, mais as que reforçaram a equipa (quatro disponibilizadas pelo município, duas contratadas através do Instituto do Emprego e uma a duas que têm sido enviadas pela Segurança Social através da Cruz Vermelha), o funcionamento tem sido mantido "com normalidade", salientou.

Os primeiros casos no Lar dos Ferroviários do Entroncamento foram conhecidos no dia 10 de setembro.

Portugal registou hoje mais cinco mortos relacionados com a covid-19 e um número recorde de 1.646 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Portugal já registou 2.067 mortes e 85.574 casos de infeção, estando hoje ativos 30.704 casos, mais 1.002 do que na sexta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório