Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal tem "intenção de evitar o encerramento de fronteiras"

A garantia é de Marcelo Rebelo de Sousa, seguindo o mesmo entendimento que já tinha sido partilhado por António Costa este sábado.

Portugal tem "intenção de evitar o encerramento de fronteiras"
Notícias ao Minuto

17:48 - 10/10/20 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

O Presidente da República manifestou, na tarde deste sábado, que Portugal tem "intenção de evitar o encerramento de fronteiras". O mesmo entendimento foi partilhado por António Costa durante a 31.ª Cimeira Luso-Espanhola.

Em declarações aos jornalistas à margem de uma cerimónia de homenagem aos profissionais de saúde, no Porto, o chefe de Estado recordou que esteve presente, juntamente com o Rei de Espanha, Filipe VI, na reabertura das fronteiras depois do encerramento motivado pela Covid-19. "No momento da reabertura tornou-se clara a firme vontade dos dois povos de não voltar a encerrar [as fronteiras]. E de enfrentar os tempos que sabíamos que iam ser difíceis", lembrou. 

E o dia de hoje, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa, "foi particularmente difícil", referindo-se ao recorde de casos de Covid-19 que Portugal registou (1.646).

É importante, realçou ainda, "nem fechar fronteiras com Espanha, nem com os parceiros europeus [via aérea]". No entendimento do chefe de Estado, "só é possível combater pandemias e outras realidades análogas multilateralmente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório