Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Governo trabalha todos os dias para garantir cuidados aos portugueses"

A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu hoje que o Governo e as instituições de saúde estão a trabalhar diariamente para, "num contexto extraordinariamente difícil", assegurar as condições de assistência que são prestadas pelo profissionais aos portugueses.

"Governo trabalha todos os dias para garantir cuidados aos portugueses"
Notícias ao Minuto

16:28 - 10/10/20 por Lusa

País Marta Temido

"Todos os dias o Governo, as instituições de saúde e os profissionais de saúde trabalham para que seja possível, num contexto extraordinariamente difícil, garantir os cuidados aos portugueses e tenho a certeza de que as pessoas sabem isso e os profissionais de saúde também", afirmou a ministra.

Marta Temido, que falava à margem da sessão de homenagem aos profissionais de saúde, que decorreu hoje no Hospital de Santo António, no Porto, e contou com a presença do Presidente da República, deixou uma mensagem de "encorajamento" aos profissionais.

Questionada pelos jornalistas sobre a exaustão destes profissionais, Marta Temido observou que os mais de quatro mil profissionais de saúde que foram contratados, em regime excecional desde março, estão a ser fixados "a tempo indeterminado".

"Os números e os factos e o investimento falam por si e os profissionais de saúde sabem disso. Os que estão no terreno diariamente sabem disso, mesmo que, naturalmente, se sintam cansados e sobretudo, sabem que os portugueses contam com eles", reforçou.

Também questionada sobre se era necessário repensar o natal, Marta Temido lembrou que "cada coisa tem o seu tempo" e que hoje, era um "dia especial para fazer uma homenagem".

Portugal registou hoje mais cinco mortos relacionados com a covid-19 e um número recorde de 1.646 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, em março, este é o maior número de casos de infeção. O segundo maior registo aconteceu a 10 de abril, com 1.516, e o terceiro mais recentemente, nesta sexta-feira, com 1.394 novos casos.

Portugal já registou 2.067 mortes e 85.574 casos de infeção, estando hoje ativos 30.704 casos, mais 1.002 do que na sexta-feira.

A DGS indica que, das cinco mortes registadas nas últimas 24 horas, duas ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, duas na região Norte, onde agora se verifica o maior número de infeções (na sexta-feira liderava Lisboa), e uma no Algarve.

Relativamente aos internamentos hospitalares, o boletim revela que estão internadas 831 pessoas (mais 20 nas últimas 24 horas), das quais 122 em cuidados intensivos (menos três em relação a sexta-feira).

O número de recuperados aumentou para 52.803 (mais 639 do que na sexta-feira).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório