Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

SNS com capacidade de resposta? "Absoluta distorção dos recursos atuais"

Sindicato denuncia falta de médicos no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.

SNS com capacidade de resposta? "Absoluta distorção dos recursos atuais"
Notícias ao Minuto

08:28 - 10/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denuncia, este sábado, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o facto de o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central estar “sem médicos suficientes para prestar assistência a doentes Covid e não-Covid”.

De acordo com o SMZS, “o recente aumento no número de doentes internados com Covid está a ser feito à custa de camas destinadas a doentes não Covid e sem um adequado reforço do número de médicos, colocando em risco a prestação de cuidados a doentes Covid e não Covid.

Assim sendo, segundo a mesma nota, as afirmações do Governo, de que o SNS tem “capacidade de respostas” e que o número de camas “afetas à Covid pode ser expandido”, “ não só não correspondem à verdade como são uma absoluta distorção do estado atual de recursos do SNS”.

“Neste momento, o número de médicos a prestar cuidados a doentes Covid é inferior ao que se registou no período março-julho. Se, no início da pandemia, a atividade assistencial ‘normal’ foi suspensa, e foram mobilizados médicos para os serviços Covid e serviços de urgência, tal não é agora possível, uma vez que a maior parte dos profissionais retornou ao seu serviço de origem e trabalho habituais, de modo a recuperar a atividade em atraso e prestar cuidados a doentes não-Covid. Atualmente, as especialidades que prestam cuidados a doentes Covid, fazem-no isoladas, e sobrecarregadas em simultâneo com a sua atividade assistencial ‘normal’, como internamento de patologias não Covid, consulta e urgência, sem terem tido as suas equipas reforçadas”, garante ainda o sindicato.

Sindicato aconselha médicos a pedirem "escusa de responsabilidade civil"

O SMZS aconselha ainda, no mesmo comunicado, os clínicos do Centro Hospitalar de Lisboa Central a pedirem "escusa de responsabilidade civil" para manifestar discordância com a falta de condições para a prestação de cuidados de saúde.

"O SMZS aconselha todos os médicos que vejam a assistência aos doentes prejudicada por falta de condições para a prática médica de acordo com a 'legis artis' que coloquem as minutas de 'escusa de responsabilidade civil' como forma de expressão da sua discordância perante a atual situação", lê-se na nota.

Ainda segundo o sindicato, o cenário que atualmente se vive no Centro Hospitalar de Lisboa Central, que inclui os hospitais se São José, Capuchos, Santa Marta, Dona Estefânia, Curry Cabral e a Maternidade Alfredo da Costa, "coloca em risco a segurança dos doentes e profissionais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório