Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Análises confirmam "perigosidade" de resíduos em Vale da Rosa

Em causa estão 80 mil toneladas de resíduos que, segundo a associação ambientalista ZERO, terão sido colocados no terreno por volta de 2003.

Análises confirmam "perigosidade" de resíduos em Vale da Rosa
Notícias ao Minuto

20:00 - 07/10/20 por Melissa Lopes

País Zero

Um estudo encomendado pelo proprietário do terreno em Vale da Rosa, no distrito de Setúbal, onde a ZERO detetou um depósito de resíduos, "veio confirmar a perigosidade dos resíduos, assim como apontar para um total de 80 mil toneladas", destaca esta quarta-feira, em comunicado, a associação ambientalista. 

A  ZERO recorda que já tinha alertado a Secretaria de Estado do Ambiente para a situação a 16 de junho. No entanto, "até hoje ainda não recebeu qualquer esclarecimento", lamenta a associação dando conta que, recentemente, insistiu junto do Ministério no sentido de obter uma resposta.

"Face à recente notícia de que existirá poluição com arsénio nos terrenos em causa", a ZERO vem agora reiterar "a urgência da Secretaria de Estado do Ambiente responder às questões colocadas". 

Segundo informações recentemente recolhidas pela ZERO, os resíduos em causa terão sido colocados no terreno em causa, por volta de 2003, tendo como destino a utilização na construção civil.

De acordo com Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, lê-se no comunicado da associação ambientalista, trata-se de resíduos provenientes da Eurominas Electro-Metalurgia, uma instalação presente na zona nascente da Península de Mitrena junto ao estuário e encostada ao limite da Reserva Natural do Estuário do Sado.

"Para além da possível contaminação dos solos com arsénio", a ZERO alerta para o facto de estes resíduos terem sido utilizados durante vários anos na construção civil.

Para os ambientalistas, será também  "importante saber quem vai financiar a remoção e tratamento destes resíduos", uma vez que "não é um dado adquirido que o atual proprietário do terreno (Millennium BCP) vá assumir esses custos". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório