Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Mais 12 mil vagas na segunda fase de acesso ao Ensino Superior

Candidaturas podem ser feitas até ao dia 9 de outubro.

Mais 12 mil vagas na segunda fase de acesso ao Ensino Superior
Notícias ao Minuto

17:48 - 07/10/20 por Melissa Lopes

País Ensino Superior

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior informou esta quarta-feira que a segunda vaga do concurso de acesso ao Ensino Superior conta com quase 12 mil vagas disponíveis. De acordo com a tutela, nas 11.698 vagas disponibilizadas, estão incluídas 4.952 vagas libertadas por candidatos colocados, mas não matriculados, na primeira fase e um reforço adicional de 728 vagas que revertem de vagas anteriormente fixadas para os concursos especiais. 

Numa nota enviada às redações, a tutela refere que estima que o número total de novos ingressos no Ensino Superior em todos os ciclos de estudos, públicos e privados, atinja cerca de 95 mil novos estudantes matriculados no próximo ano letivo de 2020/21 (superando as 84 mil pessoas que ingressaram em 2019).

Estes novos ingressos no Ensino Superior, cujas candidaturas podem ser feitas até ao dia 9 deste mês, sexta-feira, incluem o Concurso Nacional de Acesso;  outras formas de ingresso no sistema público; formações curtas (cursos técnicos superiores profissionais, cTESP) e  ingresso no sistema privado.

De acordo com a informação disponibilizada pelo Ministério, o Instituto Politécnico de Bragança é a instituição com mais vagas disponíveis (1.372), seguindo-se a Universidade de Lisboa com 706 vagas, o Politécnico de Coimbra com 644, o da Guarda com 633 e o de Viseu com 629 lugares. No lado oposto, as instituições com menor número de vagas são a Escola Superior de Enfermagem do Porto, com 14 vagas, e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra com 25 e a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa com 29 vagas. 

Pode consultar, na íntegra, a distribuição de vagas por estabelecimento nestes dois documentos.

Os resultados da colocação dos estudantes decorrente da segunda fase do concurso nacional de acesso são divulgados na quinta-feira, 15 de outubro, no site da Direção-Geral do Ensino Superior (http://www.dges.gov.pt), podendo ainda ser consultados através da aplicação ES Acesso, disponível nas plataformas iOS1e Android2. Posteriormente, a 3ª e última fase do concurso decorrerá de 22 a 26 de outubro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório