Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

BioJam. Teste de antigénio rápido permite detetar Covid-19 em 15 minutos

Farmacêutica avança que "teste é feito com um dispositivo simples que detecta a presença de uma substância numa amostra líquida sem a necessidade de equipamentos especializados e dispendiosos".

BioJam. Teste de antigénio rápido permite detetar Covid-19 em 15 minutos
Notícias ao Minuto

15:40 - 07/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

A farmacêutica BioJam notificou a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) para a distribuição dos testes rápidos antigénico NADAL COVID-19 Ag. Este é um teste que "permite detetar, desde as primeiras 24 horas de contágio, uma proteína do vírus que permite determinar a infecção", dispondo de uma "janela de detecção similar à dos testes PCR". Os resultados são obtidos em 15 minutos. 

Nestes testes de antigénio rápido apresentados pela BioJam, não há também a necessidade de instrumentação, "o que reduz significativamente os falsos positivos gerados por contaminação de outros testes", aponta a empresa em comunicado.

De acordo com a farmacêutica, os testes rápidos são "fiáveis e acessíveis", possibilitando a deteção de "focos de  infecção em grande escala" e "reduzindo, assim, a propagação da doença".

"Esta é uma ferramenta de diagnóstico que, baseada num sistema de fluxo lateral, não necessite de instrumentação, ou seja, o teste é feito com um dispositivo simples que detecta a presença de uma substância numa amostra líquida sem a necessidade de equipamentos especializados e dispendiosos", é acrescentado.

A BioJam disponibiliza também profissionais de saúde para a realização dos testes nas próprias empresas de forma a garantir "uma rápida resposta no controlo de possíveis casos de infeção". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório