Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

TAP transporta 190 madeirenses em voo de repatriamento da Venezuela

O terceiro voo de repatriamento de portugueses e outros europeus retidos na Venezuela, devido à pandemia de covid-19, parte hoje de Caracas com 295 passageiros, dos quais 190 têm como destino final a Madeira, indicaram as autoridades regionais.

TAP transporta 190 madeirenses em voo de repatriamento da Venezuela
Notícias ao Minuto

18:25 - 06/10/20 por Lusa

País Covid-19

"É um voo de facilitação de mobilidade dos emigrantes", disse à agência Lusa Rui Abreu, diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, referindo que a partida está prevista para as 16h40 em Caracas (21h40 em Portugal continental), devendo chegar a Lisboa na madrugada de quarta-feira.

Rui Abreu explicou que este é o terceiro voo organizado por Portugal após o encerramento do espaço aéreo venezuelano, em 15 de março, devido à pandemia de covid-19, sendo o primeiro operado pela TAP desde fevereiro.

Em 17 de fevereiro, o Governo venezuelano anunciou a suspensão por 90 dias das operações no país da companhia aérea portuguesa, "por razões de segurança", após acusações de transporte de explosivos e por ter ocultado a identidade do líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, num voo entre Lisboa e Caracas.

Entretanto, em março, o executivo de Nicolás Maduro encerrou o espaço aéreo da Venezuela como medida de contenção da covid-19.

"Os 190 emigrantes madeirenses deverão viajar para a região em diversos voos ao longo da semana", disse Rui Abreu.

O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa explicou que está previsto um novo voo para o final de outubro, indicando que há cerca de 490 portugueses inscritos no consulado-geral de Portugal em Caracas para regressar ao país, dos quais 210 são oriundos da Madeira.

Rui Abreu observou, por outro lado, que cerca de 10 mil emigrantes madeirenses e descendentes terão regressado ao arquipélago nos últimos quatro anos, motivados pela crise económica e social que assola a Venezuela.

Oficialmente, 7.500 estão inscritos no Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) e 1.500 jovens frequentam as escolas da região.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e quarenta e cinco mil mortos e mais de 35,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.032 pessoas dos 80.312 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório