Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Vindima na Madeira correu "muito bem" apesar da Covid-19

A vindima deste ano na Madeira correu "muito bem", apesar das incertezas provocadas pela pandemia da covid-19, com a produção atingir um valor próximo do ano passado, disse hoje o secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Gonçalves.

Vindima na Madeira correu "muito bem" apesar da Covid-19
Notícias ao Minuto

18:01 - 02/10/20 por Lusa

País Governo Regional

O governante falava numa visita à exploração de um viticultor em Câmara de Lobos.

"Balanço muito positivo. Este ano atingimos valores muito próximos do ano anterior -- 3.822 toneladas de uvas apanhadas -, houve escoamento total da produção e as casas de vinhos tiveram comportamentos muito positivos na abordagem com os agricultores", disse.

No ano passado, a vindima da região resultou em 3.960 toneladas de uvas.

Em agosto, a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural estimava que a campanha deste ano, envolvendo cerca de 2.100 viticultores e 18 produtores, atingisse este ano um valor superior: 4.200 toneladas.

Humberto Vasconcelos lembrou a linha de apoio criada pelo Governo Regional para escoamento das uvas, no valor de 400 mil euros, a fundo perdido.

"A vindima foi célere, num ano que parecia difícil devido à pandemia. Mas tornou-se numa vindima calma", referiu.

Humberto Vasconcelos referiu ainda que o Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP, "está já a trabalhar na vindima do próximo ano".

Atualmente, a área de cultivo de uvas na região é de 440 hectares, a maior parte (mais de 60%) localizada em Câmara de Lobos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório