Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Hoje é Dia Internacional da Pessoa Idosa. Foi instituído em 1991

Direção-Geral da Saúde destaca que o objetivo é "sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa".

Hoje é Dia Internacional da Pessoa Idosa. Foi instituído em 1991
Notícias ao Minuto

21:29 - 01/10/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Idosos

Hoje, dia 1 de outubro, assinala-se o Dia Internacional da Pessoa Idosa, uma data data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991. A Direção-Geral da Saúde (DGS) destaca, nas redes sociais, que o objetivo é "sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa".

Em 2020, "a data alerta para o facto de as pessoas idosas correrem um risco maior de doença grave e mortalidade em caso de infeção por Covid-19", aponta a Autoridade para a Saúde. 

Recorde-se que, durante o mês de outubro, em todo o território nacional, a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai realizar mais uma edição da operação 'Censos Sénior', que visa identificar a população idosa, que vive sozinha ou isolada, através da atualização dos registos das edições anteriores.

No ano passado, os militares identificaram 41.868 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade.

Já a Polícia de Segurança Pública (PSP) contactou, entre 18 de maio e 25 de setembro, 6.286 idosos, tendo sinalizado 991 às entidades sociais locais no âmbito da 9.ª edição da Operação "Solidariedade Não tem idade/2020".

Linha do Idoso, da Provedoria de Justiça, recebeu este ano mais de 2.340 chamadas, um aumento de 12% relativamente ao período homólogo e que se fez sentir sobretudo durante o estado de emergência decretado por causa da Covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório