Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Gazeta das Caldas antecipa saída para evitar perda de assinantes

O semanário Gazeta das Caldas assinala hoje 95 anos antecipando a saída para as quintas-feiras, devido aos atrasos dos CTT na entrega do jornal, que a direção estima terem causado a perda de mais de mil assinantes.

Gazeta das Caldas antecipa saída para evitar perda de assinantes
Notícias ao Minuto

19:20 - 01/10/20 por Lusa

País Gazeta Oficial

A edição comemorativa dos 95 anos do semanário das Caldas da Rainha, o mais antigo do distrito de Leiria, tradicionalmente publicado à sexta-feira, saiu hoje para as bancas e para as casas dos assinantes, "antecipando num dia a sua chegada aos leitores, como forma de minorar os transtornos causados pela distribuição postal", justificou a direção do jornal Gazeta das Caldas.

O administrador da Cooperativa Editorial caldense, responsável pela publicação do jornal, Fernando Xavier, disse à agência Lusa tratar-se de "uma situação que se arrasta há mais de dois anos" e que, "apesar das reuniões com administração de empresa, não só não melhorou como se tem vindo a agravar com cada vez mais atrasos sucessivos na distribuição".

Os atrasos na distribuição dos CTT "fazem com que os assinantes, que deveriam receber o jornal à sexta-feira, muitas vezes só o recebam à segunda ou à terça-feira", afirmou, acrescentando serem "constantes as reclamações de leitores".

De acordo com Fernando Xavier, as reclamações feitas pela direção do jornal junto dos CTT "ou ficam sem resposta, ou a empresa justifica com um contratempo registado nessa semana, ou um acidente do distribuidor", sendo que, "a situação acaba sempre por não ser resolvida".

Depois de alguns anos a adiar a decisão de alterar o dia de saída, a direção da cooperativa entendeu agora pôr fim aos "atrasos inaceitáveis que já custaram a desistência de mais de mil assinantes" do jornal.

"Esperamos, desejamos e exigimos que a Gazeta das Caldas chegue a todos os seus assinantes às quintas-feiras e nunca mais na semana seguinte", fez saber a direção do jornal num comunicado em que defende que "a administração dos CTT, a ANACOM (entidade reguladora das comunicações) e o Governo devem assegurar o cumprimento dos prazos e o fim de uma situação catastrófica que tem causado avultados prejuízos à imprensa regional em geral e à Gazeta das Caldas em particular".

A Lusa contactou os CTT mas ainda não obteve resposta da empresa.

O jornal, que viu o número de assinantes descer de mais de seis mil para cerca de 5.500, é publicado nas Caldas da Rainha há 95 anos e conta nos seus quadros com dez trabalhadores, cinco dos quais jornalistas.

A edição que assinala os 95 anos foi hoje a primeira a sair à quinta-feira, dirigida por um diretor convidado, o juiz-desembargador Carlos Querido, e contando com textos, entre outros, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e dos jornalistas Ferreira Fernandes, Ana Sá Lopes e José Fragoso, estes dois últimos caldenses e que iniciaram a carreira no jornal.

A edição conta, ainda, com ilustrações exclusivas de André Carrilho, Luís Afonso e Bruno Mantraste.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório