Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Programa Nacional de Vacinação em vigor. Há três (principais) alterações

A Direção-Geral da Saúde destaca que este novo programa alarga o "acesso da população à vacinação". Escassez internacional de vacinas HPV leva a que a prioridade seja para os rapazes que "nasceram no 1.º semestre de 2009".

Programa Nacional de Vacinação em vigor. Há três (principais) alterações
Notícias ao Minuto

17:37 - 01/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Vacinação

O novo Programa Nacional de Vacinação (PNV) 2020 entrou em vigor esta quinta-feira, dia 1 de outubro, e a Direção-Geral da Saúde (DGS) aproveitou a data para recordar, numa nota enviada às redações, as três alterações a salientar. Este PNV, é ainda destacado, "alarga o acesso da população à vacinação". 

Em primeiro lugar, a DGS destaca que a "vacina contra doença invasiva por Neisseria meningitidis do grupo B (vacina MenB) é alargada a todas as crianças", sendo administrada aos 2, 4 e 12 meses. 

Esta vacina "aplica-se a todas as crianças nascidas a partir de janeiro de 2019, que poderão iniciar ou completar o esquema de vacinação adequado à idade, de acordo com a sua história vacinal". 

Outra das alterações destacadas é o alargamento da vacina contra infeções por vírus do Papiloma humano (vacina HPV) ao sexo masculino, aos 10 anos, devendo esta ser administrada em "duas doses com o intervalo de seis meses". Aplica-se "aos rapazes nascidos a partir de janeiro de 2009".

Por fim, a DGS aponta ainda que a "vacina contra a gastroenterite aguda por rotavírus (vacina ROTA) também será incluída no PNV, sendo administrada a crianças de grupos de risco, a partir de dezembro de 2020". Os grupos de risco, é explicado, serão definidos por uma norma. 

Tendo em conta que estamos em contexto de pandemia Covid-19, "os serviços de saúde darão prioridade à vacina MenB, uma vez que a maior incidência da doença ocorre nos primeiros dois anos de vida", ressalva a Autoridade para a Saúde. 

Já "devido à escassez internacional de vacinas HPV e no atual contexto", a prioridade de vacinação será para os rapazes que "nasceram no 1.º semestre de 2009". Estes devem aguardar uma convocatória dos serviços. Quanto aos rapazes nascidos no "2.º semestre de 2009 e no ano de 2010 deverão aguardar para se vacinarem em 2021".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório