Meteorologia

  • 30 NOVEMBRO 2020
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Edição

Governo determina abertura de um inquérito sobre fuga dos 17 migrantes

Migrantes marroquinos fugiram, durante a madrugada, do quartel de Tavira, onde se encontravam a cumprir um período de quarentena após dois terem testado positivo para a Covid-19. Ministério da Administração Interna quer apurar eventuais responsabilidades quer do SEF quer da PSP.

Governo determina abertura de um inquérito sobre fuga dos 17 migrantes

O Ministro da Administração Interna (MAI) informa, em comunicado, que determinou à Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) a instauração de um processo de inquérito sobre os factos relacionados com a fuga de dezassete cidadãos marroquinos que se encontravam instalados no Quartel da Atalaia, do Regimento de Infantaria nº 1 do Destacamento de Tavira, ocorrida na madrugada desta quinta-feira. 

"O inquérito destina-se ao apuramento das circunstâncias da referida fuga e de eventuais responsabilidades disciplinares de elementos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da Polícia de Segurança Pública", pode ler-se na nota divulgada pela tutela. 

Recorde-se que, na sequência da fuga dos 17 migrantes, foi montada, ainda de madrugada, uma operação de busca envolvendo a GNR e a PSP.

Oito dos migrantes já foram capturados pelas autoridades, um dos quais foi encaminhado para o hospital de Faro por ter fracturado um pé na fuga. 

Dos 28 migrantes (incluindo um menor), desembarcados na Ilha Deserta no passado dia 15 de setembro, 24 cidadãos masculinos foram instalados no Quartel de Tavira, onde cumpriam um período de quarentena depois de dois terem testado positivo para a Covid-19, aguardando ordem de expulsão do país. As três mulheres foram instaladas na Unidade Habitacional de Santo António, no Porto, e o menor entregue ao Tribunal de Família e Menores de Faro. 

Desde dezembro, este foi o sexto desembarque ilegal detetado no Algarve. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório