Nove dos 17 migrantes que fugiram esta madrugada do quartel de Tavira, no Algarve, já foram capturados. Dois deles, recorde-se, tinham sido detidos logo durante a madrugada, tendo um dos elementos sido transportado para o hospital por ter fracturado um pé durante a fuga.
A pedido do SEF, a GNR montou uma operação de busca no sentido de localizar os cidadãos marroquinos nomeadamente com operações de fiscalização junto à fronteira.
Dos 28 migrantes (incluindo um menor), desembarcados na Ilha Deserta no passado dia 15 de setembro, 24 cidadãos masculinos foram instalados no Quartel de Tavira, onde cumpriam um período de quarentena depois de dois terem testado positivo para a Covid-19.
As três mulheres foram instaladas na Unidade Habitacional de Santo António, no Porto, e o menor entregue ao Tribunal de Família e Menores de Faro.
O Ministério da Administração Interna já determinou a abertura de um inquérito para apurar averiguar as circunstâncias do sucedido e apurar eventuais responsabilidades de elementos do SEF e da PSP na fuga deste grupo de migrantes.
[Notícia em atualização]