Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Docentes da Faculdade de Letras criticam manutenção da praxe em Coimbra

Mais de 40 docentes da Faculdade de Letras criticaram hoje, em carta aberta, a manutenção da praxe na Universidade de Coimbra e pediram uma posição de "maior firmeza" na reitoria para impedir a sua realização.

Docentes da Faculdade de Letras criticam manutenção da praxe em Coimbra
Notícias ao Minuto

12:59 - 01/10/20 por Lusa

País Ensino

Numa carta aberta dirigida ao reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, e aos membros do Conselho Geral, os professores criticam a decisão do Conselho de Veteranos de manter as atividades praxísticas no presente ano letivo, em contexto de pandemia de covid-19.

No documento a que a agência Lusa teve acesso, os professores apelam "no sentido de adoção de posições de maior firmeza que impeçam a realização de praxes no período de pandemia".

Os signatários recordam que foi feito um esforço significativo por parte de toda a comunidade para que o ano letivo "possa decorrer com a normalidade possível".

"A decisão de um grupo de estudantes sem qualquer representatividade democrática ou institucional de manter atividades que, pelo seu próprio cariz, nomeadamente suscitando entusiasmos que contrariam as regras e os conselhos das autoridades sanitárias, criam injustificadamente fortes situações de risco, parece-nos merecer das autoridades universitárias uma posição firme de distanciamento", pode ler-se na carta.

Os docentes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) consideram que essas mesmas autoridades deveriam solicitar à anulação das atividades praxísticas "em qualquer lugar, na linha, aliás, do que aconteceu com as autoridades de outras instituições universitárias em contexto pandémico, nomeadamente a Universidade de Lisboa".

"Não surpreende que quer a comunidade universitária, quer a comunidade local, quer o país, estranhem, por um lado, os sacrifícios que lhes são exigidos e, por outro lado, a permissividade em relação a atividades de alto risco, como a praxe, cuja realização não se reveste de nenhuma utilidade e poderá acarretar enormes danos, podendo até pôr em causa o decorrer do ano letivo, prejudicando docentes, estudantes, famílias e a cidade", afirmam os professores da FLUC.

No final de setembro, o Conselho de Veteranos confirmou que a praxe não ia ser suspensa, mas que passaria a ter novas regras, como o uso de máscara, distanciamento e proibição de grupos com mais de dez alunos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório