Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Centro Português de Fundações realça apoio à sociedade civil

O Centro Português de Fundações (CPF) assinala hoje o Dia Europeu das Fundações e Doadores com um programa de atividades e a ambição de evidenciar, segundo a presidente da organização, Maria do Céu Ramos, o apoio à sociedade civil.

Centro Português de Fundações realça apoio à sociedade civil
Notícias ao Minuto

08:14 - 01/10/20 por Lusa

País Dia Europeu

"Esta é uma excelente oportunidade para demonstrar uma vez mais que as fundações têm sido, e podem ser cada vez mais, nesta altura de pandemia, agentes ativos de apoio à sociedade civil, junto das comunidades, numa relação de proximidade com os que mais precisam, os mais desfavorecidos, respondendo a problemas concretos e antecipando os novos desafios", afirma a líder do CPF.

Num comunicado enviado à Lusa, o CPF -- que foi criado em 1993 e representa os interesses de mais de 140 fundações -- realça a importância desta data como um meio para homenagear "todos os portugueses que instituíram fundações". Quanto ao contexto inédito provocado pela pandemia de covid-19, Maria do Céu Ramos evoca a resposta sem precedentes das fundações, tanto a nível nacional como europeu.

"Ao longo desta crise, as fundações têm estado na linha da frente, juntamente com outras organizações da sociedade civil, comunidades locais e autoridades, lutando contra a pandemia e o seu impacto negativo. No centro da ampla gama de atividades filantrópicas está o forte senso de solidariedade e colaboração europeias além-fronteiras", sublinha.

Um dos destaques do Dia Europeu das Fundações e Doadores passa pelo anúncio dos três vencedores do concurso 'Focus: Philanthropy', um projeto que reúne imagens do trabalho das fundações e que agrega 30 finalistas, entre os quais dois representantes de Portugal: a Fundação Liga e a Fundação Oriente.

Por fim, o CPF aproveita a efeméride para reiterar a vontade de colaborar com o Governo e outras entidades públicas "para a valorização do setor fundacional no plano legislativo e institucional", nomeadamente ao nível da revisão da Lei-Quadro das Fundações, no sentido de reconhecer as fundações como intervenientes ativos e decisivos na economia social do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório