Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Falhas em entregas ao domicílio fazem disparar reclamações

Portal da Queixa revela que refeições pagas, mas não entregues geraram quase duas mil queixas desde março.

Falhas em entregas ao domicílio fazem disparar reclamações
Notícias ao Minuto

21:08 - 30/09/20 por Notícias Ao Minuto

País Portal das Queixas

Uma análise realizada pelo Portal da Queixa, revelada esta quarta-feira, indica que o número de reclamações dos serviços de refeições e alimentos ao domicílio aumentou 271% entre março e setembro de 2020, em comparação com o período homólogo.

De acordo com o relatório, enviado ao Notícias ao Minuto, o principal motivo de reclamação é a falha na entrega dos pedidos, havendo consumidos a denunciar que ficaram mesmo sem o dinheiro e sem a refeição encomendada.

O estudo analítico, realizado pela equipa do Portal da Queixa entre 18 de março e 23 de setembro, revela que foram registadas 1.975 reclamações dirigidas a estas empresas, nomeadamente, à Uber Eats e à Glovo.

Durante o mesmo período, em 2019, foram registadas 532 queixas contra as duas marcas.

Os principais motivos das reclamações que chegaram à maior rede social de consumidores de Portugal são: pedido de reembolso por falha de entrega (28%), atraso nas entregas (24%) e produtos em falta (14%).

78% das reclamações são sobre os serviços da Uber Eats, enquanto 21% recaem sobre a Glovo. No entanto, no período em análise, revela o Portal da Queixa, foi a Glovo que, em 2020, assistiu ao aumento exponencial do volume de reclamações face a 2019 (638%), sendo que, a Uber Eats registou uma subida de 226%.

Revela ainda o relatório que a maioria dos consumidores relata “pagar e ficar sem o produto, pois deixa de ter contacto com o estafeta, ficando sem a refeição e sem o dinheiro”.

Há ainda queixas sobre “a atitude pouco profissional” que alguns estafetas demonstram e a “enorme dificuldade” na resolução das falhas de entrega, num curto espaço de tempo.

Já no que se refere ao ‘Índice de Satisfação’, que expressa de forma objetiva o desempenho das marcas no Portal da Queixa com base na interação com os utilizadores que efetuaram reclamações”, ambas as empresas destacam-se pela elevada ‘Taxa de Resposta ao cliente’ - a Glovo com 99.5% e a Uber Eats com 89% - obtendo as duas um índice de satisfação situado entre os 60% e os 65%.

A maioria das queixas é apresentada por consumidores entre os 25 e os 34 anos (41% das reclamações efetuadas).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório