Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Madeira regista quatro novos infetados e totaliza 61 casos ativos

A autoridade regional de Saúde da Madeira regista hoje quatro novos casos positivos de covid-19 importados e outras sete situações em estudo, totalizando 61 ativos e um cumulativo de 222 infetados confirmados no arquipélago.

Madeira regista quatro novos infetados e totaliza 61 casos ativos
Notícias ao Minuto

19:57 - 30/09/20 por Lusa

País Covid-19

"Hoje há quatro novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 222 casos confirmados de covid-19 no território regional", pode ler-se no boletim epidemiológico diário divulgado pelo Instituto da Administração de Saúde (IASAUDE).

No mesmo documento, aquele instituto complementa que estas novas situações são "casos importados, sendo dois provenientes da região de Lisboa e Vale do Tejo, um da região Norte de Portugal e um do Reino Unido".

O instituto acrescenta que estão em curso as investigações epidemiológicas referentes a outras "sete situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde".

Também destaca que hoje foram notificados "mais três casos recuperados, passando a região a contabilizar um total 161" pessoas que ultrapassaram a infeção pelo novo coronavírus.

Assim, a autoridade regional destaca que, hoje, a Madeira tem um total de "61 casos ativos, dos quais 52 são importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e nove são de transmissão local".

Ainda realça que estas pessoas estão em quarentena, sendo que 31 encontram-se numa unidade hoteleira, 29 em isolamento próprio, estando uma internada na Unidade Polivalente dedicada à covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

O IASAUDE recorda que "até ao dia 30 de setembro, foram contabilizadas na Madeira 1.682 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram".

Neste momento, refere que 14.576 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação móvel MadeiraSafe, estando 6.913 em vigilância ativa.

Sobre a realização dos testes para despiste realizados na região, aponta que o laboratório do Serviço Regional de Saúde (SESARAM) processou até hoje 114.921 amostras para teste de PCR.

Já na operação de rastreio de viajantes montada nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, a autoridade de saúde reporta um total cumulativo de 69.721 colheitas para teste à covid-1 realizadas até às 17:30 de hoje.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 33,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.971 pessoas dos 75.542 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório