Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Metro. Troço Laranjeiras/Marquês deve reabrir já na próxima sexta-feira

Incidente aconteceu esta terça-feira e feriu quatro pessoas.

Metro. Troço Laranjeiras/Marquês deve reabrir já na próxima sexta-feira

O teto da galeria da estação de metro da Praça de Espanha, que ontem caiu sobre uma carruagem, ferindo quatro pessoas, já está a ser alvo de uma intervenção, prevendo o Metropolitano de Lisboa reabrir o troço Laranjeiras/Marquês de Pombal, da linha Azul, já na próxima sexta-feira (dia2 de outubro).

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o Metropolitano de Lisboa anuncia que, após o incidente, decorreu uma reunião técnica no local, envolvendo não só a empresa como a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), onde foi definida uma “solução corretiva preparatória que permita o tapamento e a reconstrução do teto da galeria repondo as condições da integridade estrutural da mesma”.

Estes trabalhos iniciaram-se ainda na madrugada desta quarta-feira e, segundo a mesma nota, já se encontram concluídos.

Até ao momento, as várias entidades procederam também à retirada do comboio, do entulho de toda a zona afetada, realizou trabalhos de saneamento, limpeza e desobstrução da via, efetuou avaliações de danos ocorridos na estrutura da galeria e realizou vários trabalhos de reforço à zona afetada.

Informa ainda o Metropolitano de Lisboa que, durante o dia de hoje, continuarão a decorrer os trabalhos de reforço definitivo do teto da galeria afetada, em articulação com o LNEC e a CML, “através de operações de betonagem e descofragem”, o que permitirá dar início aos trabalhos de reposição das infraestruturas elétricas, telecomunicações, sinalização ferroviária e reparação dos danos causados na via férrea.

Até se encontrarem concluídos os trabalhos técnicos, o Metropolitano de Lisboa prevê continuar a circular entre Reboleira e Laranjeiras e entre Marquês de Pombal e Santa Apolónia, sendo que as restantes linhas (Verde, Vermelha e Amarela) continuam a funcionar sem qualquer constrangimento.

Os clientes do Metropolitano de Lisboa poderão, em alternativa, utilizar as carreiras 746 e 726 da Carris, na zona afetada (Laranjeiras e Marquês de Pombal).

Recorde-se que, esta terça-feira, o teto da galeria da estação de metro da Praça de Espanha desabou e caiu sobre uma carruagem, ferindo quatro pessoas. Esta ocorrência, já assumida pela CML, deveu-se a um erro técnico nas obras do futuro Parque Urbano da Praça de Espanha, que perfurou o túnel do Metropolitano de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório