Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

GNR captura macaco-prego de habitação devoluta em Penafiel

Animal teve de ser resgatado com recurso a uma armadilha.

GNR captura macaco-prego de habitação devoluta em Penafiel
Notícias ao Minuto

16:12 - 30/09/20 por Notícias Ao Minuto

País Macaco

A GNR capturou, esta terça-feira, dia 29 de setembro, um macaco-prego (celus apella) numa casa devoluta do concelho de Penafiel.

Num comunicado enviado às redações, os militares explicam que souberam da presença do animal na habitação através de uma denúncia. Ao deslocarem-se ao local, encontraram o macaco e, já com a presença da veterinária municipal, procederam à captura do mamífero, que dificultou a operação de resgate por se afastar de cada vez que alguém se aproximava.

Devido à falta de segurança das condições da habitação, o animal foi capturado através de uma armadilha, com alimentos no seu interior.

Após a análise do primata, os peritos constaram tratar-se de uma fêmea sem qualquer tipo de ferimentos, pelo que foi entregue ao Zoo da Maia.

A GNR recorda que o macaco-prego é um mamífero de porte médio, que pesa entre 1.3 e 4.8 kg, podendo atingir os 48 cm de altura, com cauda preênsil, ou seja, com a capacidade de se agarrar. Apesar disso, esta espécie não tem a mesma mobilidade de outros primatas. Já a cor da pelagem varia entre as espécies e os indivíduos, permitindo o reconhecimento destes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório