Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Adesão à greve dos oficiais de Justiça a rondar os 80%

A greve dos oficiais de Justiça, que se vai prolongar por quinta e sexta-feira, alcançou hoje cerca de 80% de adesão o que obrigou ao encerramento de vários tribunais, segundo o sindicato que convocou os três dias de paralisação.

Adesão à greve dos oficiais de Justiça a rondar os 80%
Notícias ao Minuto

13:26 - 30/09/20 por Lusa

País Sindicato

Em declarações à Lusa, o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ), Carlos Almeida, disse que "houve uma grande adesão à greve, com números a rondarem os 80%" e que provocou o encerramento de vários tribunais, como por exemplo o de Portimão, Coimbra e Almada, e ao adiamento de centenas de audiências.

Algumas sessões de julgamento, como foi o caso do processo em que é arguido o ´hacker' Rui Pinto´ (Football Leaks), que decorre no Campus de justiça de Lisboa, já tinham sido antecipadamente desmarcadas quando os juízes souberam da realização da greve.

Carlos Almeida prevê que a percentagem de oficiais que vão aderir aos outros dois dias de greve possa aumentar "dado que muitos deles que estão em teletrabalho, porque são pessoas de risco, foram surpreendentemente convocados para ir trabalhar presencialmente" .

"Alguns acabaram por ir trabalhar porque não sabiam se estavam abrangidospelo pré-aviso, mas nós estamos a responder às questões e prevemos que amanhã e depois os números possam ser mais altos", afirmou o sindicalista.

O SOJ alega que o Governo não cumpre a lei que previa um novo estatuto profissional até fim de julho e que "encontrou sempre razões instrumentais para não cumprir com as suas obrigações legais".

A paralisação tem o "apoio inequívoco" do Sindicato dos Funcionários Judiciais, que considera que os "oficiais de justiça têm todas as razões para protestar face ao comportamento/atitude do Ministério da Justiça".

Atualmente há cerca de 7.200 oficiais de justiça nos tribunais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório