Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente Marcelo felicita Durão Barroso pelo novo cargo

O chefe de Estado refere que há "mais um Português num cargo internacional particularmente relevante no atual contexto de pandemia coronavírus".

Presidente Marcelo felicita Durão Barroso pelo novo cargo
Notícias ao Minuto

16:50 - 29/09/20 por Notícias Ao Minuto

País Presidência da República

Numa curta nota publicada no site da Presidência da República, esta tarde de terça-feira (29), o Presidente Marcelo felicita Durão Barroso pela nomeação para presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI).

O chefe de Estado destaca que a GAVI é "uma organização internacional financiada por doadores públicos e privados, que promove as vacinas e a imunização das crianças no Mundo, em particular nos países em desenvolvimento".

Por esse motivo, "o Presidente da República felicita José Manuel Durão Barroso pela sua eleição hoje como Presidente da Aliança Global Gavi".

Mais, destaca Marcelo que, o antigo primeiro-ministro Durão Barroso passa a ser assim "mais um português num cargo internacional particularmente relevante no atual contexto de pandemia coronavírus".

A nomeação do antigo primeiro-ministro português e antigo presidente da Comissão Europeia foi aprovada de forma unânime pelo Conselho de Administração da GAVI, numa reunião realizada em Genebra, de acordo com um comunicado da organização.

Durão Barroso iniciará funções como presidente do Conselho de Administração da GAVI em janeiro de 2021, substituindo a economista e antiga ministra das Finanças da Nigéria Ngozi Okonjo-Iweala, cujo mandato termina em dezembro deste ano. O cargo não é remunerado.

Entre os fatores decisivos para a escolha de Durão Barroso, a Comissão de Investigação do Conselho destacou o seu "notável estatuto e experiência, o seu historial como líder, a sua vasta experiência na presidência de Instituições com múltiplos 'stakeholders' e o seu empenho na cooperação internacional".

Atualmente, Durão Barroso é chairman e diretor não-executivo da Goldman Sachs International, sediada em Londres.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório