Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Zazu é o (mais) novo hóspede do Oceanário de Lisboa

Nasceu com apenas 90 gramas, mas já 'derrete' os corações dos visitantes do Oceanário de Lisboa.

Notícias ao Minuto

14:42 - 29/09/20 por Filipa Matias Pereira

País Animais

Chegou no passado dia 18 de maio e é o mais novo residente do Oceanário de Lisboa. Falamos de Zazu, um pinguim-de-Magalhães, filho de Buzzard e de Joy, um casal de pinguins com cerca de 30 anos que, desde 1998, todos os anos faz ninho no Habitat do Antártico.

Este pequeno pinguim macho, cujo nome foi escolhido pelos seguidores do Oceanário através de votação, nasceu com apenas 90 gramas, mas já conquista os corações dos apaixonados por animais.

Com duas semanas, a cria já pesava mais de 1kg. Permaneceu "oito semanas sob cuidados parentais e abandonou o ninho com 3,5 quilogramas", revela o Oceanário em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Ainda de acordo com a instituição, o pequeno Zazu regressou ao habitat do Antártico em setembro, após três semanas de habituação à presença humana e preparação para integrar a colónia com cerca de 30 elementos. 

De acordo com o IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), o pinguim-de-Magalhães tem o estatuto de conservação 'quase ameaçado'.

Porém, no coração da capital, esta espécie, como dá conta Núria Baylina, curadora e diretora de Conservação do Oceanário de Lisboa, "reproduz-se desde 1998 e os pais deste pinguim são um dos casais mais antigos da colónia. Alguns dos animais nascidos no Oceanário mantêm-se na colónia mas outros fazem parte de colónias noutros aquários e zoos europeus. Estas movimentações de animais são importantes para a manutenção da variabilidade genética dentro das colónias e no conjunto da população presente nas instituições europeias".

Zazu vem assim integrar uma grande família, já que os pais, Buzzard e Joy, "tiveram nestes 30 anos já vários pintos, fazendo alguns parte da colónia existente no Oceanário de Lisboa, e outros cedidos a outras instituições parceiras, num trabalho coordenado de gestão de populações".

Se visitar o Oceanário, poderá já conhecer o pinguim Zazu, podendo distingui-lo na "colónia pela penugem juvenil, ainda acinzentada e bege, que contrasta com o resto da colónia, toda a preto e branco".

De salientar que, até ao dia 31 de outubro, os visitantes que tenham até 25 anos de idade podem visitar o Oceanário de Lisboa por 5 euros.

Veja, na galeria, as imagens da evolução de Zazu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório