A agência funerária Servilusa vai plantar uma árvore por cada serviço funerário que realizar, informou, esta segunda-feira em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
De acordo com a mesma nota, o projeto ‘In Arboriam’ tem como finalidade homenagear os falecidos, ao mesmo tempo que cuida das gerações presentes e futuras.
O projeto foi desenvolvido pela Servilusa, em parceria com a Tree-Nation, uma ONG que se dedica ao reflorestamento do planeta.
A agência funerária lançou a iniciativa no início de setembro e até hoje, dia 28, já foram plantadas 2.065 árvores de homenagem aos falecidos das famílias que optaram pelos serviços da Servilusa. De acordo com a agência funerária, essa ação gerou 82.710 kg de compensação de CO2.
Até ao final do ano, a Servilusa prevê a plantação de quatro mil árvores e "espera, nos próximos anos, plantar mais de 50 mil", reduzindo, desta forma, a pegada de carbono da empresa.
Além disso, a empresa “visa aproximar as famílias das suas memórias e raízes, contribuindo para a gestão do luto de amigos e familiares” com uma ‘floresta udiana’, um lugar virtual que reúne todas as árvores de tributo em memória de uma pessoa.
Informa ainda a Servilusa que “na primeira fase desta colaboração, as plantações no âmbito da iniciativa serão realizadas a nível internacional” e então, “numa segunda fase, Portugal será também cenário para plantação de árvores de homenagem aos falecidos, com um impacto sócio-ambiental local”.