Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ensino Superior. Estudantes com deficiência aumentam mas são só 312

As instituições de ensino superior recebem cada vez mais estudantes com deficiência, segundo dados da Direção-Geral do Ensino Superior, que revelam um aumento de 39% em relação ao ano passado, mas que se traduz em apenas 312 caloiros.

Ensino Superior. Estudantes com deficiência aumentam mas são só 312
Notícias ao Minuto

00:01 - 27/09/20 por Lusa

País Ensino Superior

Este novo ano letivo que agora se inicia conta com 312 novos estudantes que conseguiram um lugar numa instituição de ensino superior através do contingente especial para estudantes com deficiência.

Para os candidatos com deficiência existe um contingente especial com vagas fixadas. Este ano entram 312 alunos, um número que pode parecer baixo tendo em conta o universo de quase 51 mil estudantes que agora entram para o ensino superior através da 1.º fase do concurso.

No entanto, representa um aumento de 39% face aos valores registados no ano passado, altura em que 224 alunos conseguiram uma vaga, segundo os dados divulgados hoje pela Direção-Geral do Ensino Superior.

Já em relação a 2015, o número de colocados através deste contingente para pessoas com deficiência mais do que duplica, uma vez há cinco anos apenas entraram no ensino superior 120 estudantes através deste contingente especial.

Na leitura do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), este aumento "reflete as alterações legislativas introduzidas neste domínio".

Os estudantes que podem concorrer através deste contingente especial têm de ter concluído o ensino secundário ou equivalente e ter realizado provas de ingresso que são fixadas pelas instituições.

Depois, têm de conseguir obter a classificação mínima fixada pela Instituição de Ensino Superior e satisfazer os pré-requisitos, quando as instituições assim o determinam.

Também é necessário ter, na nota de candidatura, a classificação mínima fixada pela Instituição de Ensino Superior.

Os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior estão disponíveis na Internet desde as 00:01 de hoje no 'site' da Direção-Geral do Ensino Superior (http://www.dges.gov.pt), podendo ainda ser consultados através da aplicação ES Acesso, disponível nas plataformas iOS e Android.

Entre segunda-feira, dia 28 de setembro, e até dia 09 de outubro decorre a apresentação das candidaturas à 2.ª fase do concurso nacional de acesso para o ano letivo de 2020/2021.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório